Queijão: é um pudim, um doce ou um queijo?

Uma deliciosa duvida que você pode desvendar se colocar a mão na massa e aprender a preparar essa iguaria de Morro Vermelho em Caeté. Leva apenas 2 ingredientes. Experimente o Queijão da doceira Lila!

Uma deliciosa duvida que você pode desvendar se colocar a mão na massa e aprender a preparar essa iguaria de Morro Vermelho em Caeté. Leva apenas 2 ingredientes. Experimente o Queijão da doceira Lila!

Queijão

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1kg de doce de leite

– 12 ovos

Preparo:

Bata os ovos inteiros e misture ao doce de leite.

Coloque essa massa na batedeira d urante 15 minutos, até perder o cheiro
de ovo.

Depois, unte a fôrma e coloque a mistura

Cozinhe em banho-maria por aproximadamente duas horas.

Deixe esfriar e desenforme.

Dica: Para a água do banho-maria não secar com a evaporação, reponha.

*Receita fornecida por Maria Aparecida Prado Santos, de Caeté para o Projeto Sabores de Minas

Doce dúvida

Os caminhos do ouro passam por Caeté, a antiga Vila Nova da Rainha, a 59 quilômetros de Belo Horizonte, que tem como uma das atrações a Serra da Piedade, guardiã de importante patrimônio natural e espiritual.

À mesa, a cidade também faz bonito. No almoço ou jantar, todos os olhos se voltam para o “queijão” – que parece queijo, mas não é, e parece pudim, mas também não é. Uma incógnita que diverte a quituteira Maria Aparecida Prado Santos, a Lila, que faz o doce misturando ovos e doce de leite. Lila não sabe exatamente o porquê de tal nome, mas não se incomoda. Importante, mesmo, é continuar dando forma à receita, que aprendeu ainda criança, no distrito de Morro Vermelho, em Caeté.

“Quando me mudei para o Centro da cidade, não perdi o gosto pela cozinha, pelos doces e salgados”, conta. Nesse ambiente, ela se sente à vontade e passa para os filhos cada etapa da sobremesa. E também do processo, como o banho-maria, que garante o cozimento perfeito. “Trabalho sob as bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Morro Vermelho”, afirma a quituteira, que, religiosamente, faz o doce todos os dias.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Caeté está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

Veja outra deliciosa receita das mestras de Caeté

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.