Arroz doce do chef Rogério Duarte: uma receita com gostinho de infância - Territórios Gastronômicos

Arroz doce do chef Rogério Duarte: uma receita com gostinho de infância

O arroz doce fez parte dos sabores da infância de muitos de nós. Para resgatar essa memória, o chef Rogério Duarte ensina a receita.

O arroz doce fez parte dos sabores da infância de muitos de nós. Para resgatar essa memória, o chef Rogério Duarte ensina a receita.

Por Isabel de Andrade*

O arroz, tão presente nas nossas refeições diárias, é também o ingrediente principal de uma sobremesa simples, mas carregada de memória afetiva.

O doce, para o chef Rogério Duarte, tem um significado mais do que especial. “O arroz doce é, para mim, a sobremesa mais carregada de história e componentes afetivos. É o legítimo carinho da cozinha mineira”, confessa.

Se, assim como o chef, você tem vontade de resgatar boas lembranças do passado, prepare o doce e saboreie essa receita com sabor de infância.

Arroz doce

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de leite
2 xícaras (chá) de água
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
Casca de 1/2 laranja bem fina e sem a parte branca
1 canela em rama
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto para servir

Modo de preparo:

Numa panela média, misture o leite com a água, o açúcar e o sal. Junte o arroz, as tiras da casca da laranja e a canela em rama. Leve ao fogo alto e mexa até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando, até os grãos ficarem macios. Nesse momento o preparo ainda deve estar com bastante líquido, pois os grãos continuam absorvendo o caldo enquanto esfriam.

Misture o leite condensado e o creme de leite e deixe cozinhar por mais cinco minutos para ficar cremoso.

Transfira o arroz doce para uma tigela e cubra com filme em contato com o arroz, isso evita a formação de uma película no doce.

Deixe amornar antes de levar para a geladeira. O arroz doce fica mais cremoso depois de esfriar. Polvilhe com canela em pó a gosto na hora de servir.

Serviço:
Instagram: @rogerioantonioduarte_
YouTube: Chef Rogério Duarte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 1
Views:
3752
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments