Açúcar, água e coco: aprenda a fazer a deliciosa bala de coco cabeludinha

Conheça mais uma doçura dos quintais de Minas. As Balas de coco de Três Pontas são simplesmente delicadas, deliciosas e inesquecíveis. Experimente fazer!

Conheça mais uma doçura dos quintais de Minas. As Balas de coco de Três Pontas são simplesmente delicadas, deliciosas e inesquecíveis. Experimente fazer!

Veja também: cocada assada ou empadinha de coco? uma receita fácil de fazer e difícil de esquecer

Bala de coco

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 coco de 800 g

– 1 quilo de açúcar refinado

– 1 copo e meio (tipo americano) de água

– 2 gotas de anilina azul

– 1 colher (sopa) de manteiga

Preparo:

Ralar o coco e pôr em uma panela com água e anilina.

Deixar ferver por cinco minutos.

Com um guardanapo de pano, coar a mistura e reservar o coco ralado.

Levar o caldo ao fogo, com o açúcar, até dar ponto de fio.

Despejar em uma bancada de mármore, untada com manteiga, e deixar esfriar por três minutos, até ficar ideal para manusear.

Com as mãos e com o caldo frio, esticar o doce e dobrá-lo várias vezes, até quase dobrar de volume, não estiver mais grudando na bancada e ganhar uma coloração clara.

Com as mãos, esticar em cordões.

Com uma tesoura, cortar em pedaços de dois centímetros.

Despejar esses pedaços por cima do coco ralado e misturar bem, para que o coco grude na bala.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710161859604565e.jpg

*Receita fornecida por Elza de Oliveira Reis Campos, de Três Pontas para o Projeto Sabores de Minas

Fácil de comer, difícil de esquecer

Dizem em Três Pontas que a especialidade de Elza de Oliveira Reis Campos derrete na boca e vai direto para o coração. É verdade. As balas de coco feitas por ela, dona de sorriso fácil e mãos de fadas, são delícias que não se encontram facilmente por aí. Há quem as nomeie de cabeludinhas, tamanha a quantidade de fios de coco sobre o doce, que, quando levado à boca, desmancha rapidamente. “Faço há 45 anos”, conta Elza, demonstrando conhecer muito do assunto.

Feitas por encomenda, as balas levam apenas três ingredientes: açúcar, água e coco. “Duas gotas de anilina é o segredo para que fiquem bonitas”, confessa. Segundo ela, deve-se dar preferência ao açúcar refinado. O mascavo deixa a bala com cor de mel. “Gosto dela branquinha, pois aguça mais o paladar”, garante. O modo de preparo requer paciência. Depois de fazer o melado, é hora de despejar sobre uma bancada.

“Tem que deixar esfriar e ir puxando de um lado para o outro, como se fosse uma corda, até que dobre de volume”, ensina. Depois, é só cortar do tamanho desejado e misturar ao coco. Quem experimenta, aposta que há algo mais na receita, mas Elza garante: “São poucos os ingredientes, mas o mais importante deles é a paixão”. Portanto, para se fazer balas como as de Elza é preciso um pouco da magia desse povo de Três Pontas, que mistura açúcar e afeto, criando preciosidades que o coração não esquece.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Três Pontas está localizado no Território Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA/LAGOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments