Doce de Zamboa: mais uma doçura dos tachos de Minas

Conheça outra receita de doce dos quintais de Minas. O doce de zamboa ou limão gigante é uma receita histórica do estado. Confira!

Conheça outra receita de doce dos quintais de Minas. O doce de zamboa ou limão gigante é uma receita histórica do estado. Confira!

Doce de zamboa

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

– 1 dúzia de zamboa (fruta cítrica)

– 1 quilo e meio de açúcar cristal

– 1 colher (café) de cravo

– 1 colher (sopa) de sal

Preparo:

Retirar toda a polpa, sumo e o bagaço da fruta, aproveitando apenas a casca.

Cortar as cascas em pedaços e levar ao fogo (com água até cobrir) para amaciar, até ferver.

Retirar do fogo, acrescentar o sal e deixar a zamboa de molho na água durante quatro dias, trocando a água diariamente, duas vezes.

No quinto dia, desprezar a água e misturar a fruta com o açúcar, dois litros de água e os cravos.

Levar novamente ao fogo e deixar ferver, até obter uma calda clara.

Deixar esfriar e levar à geladeira.

Servir gelado.

Doce de Zamboa

* Receita fornecida por Maria Conceição Alves, do distrito de Mendanha em Diamantina para o Projeto Sabores de Minas

Mistério até no paladar

Alguns vão estranhar, outros dirão já ter comido algo parecido, mas muitos ficarão com a pulga atrás da orelha: qual é o gosto da zamboa? “Tem sabor de cidra”, garante Maria da Conceição Alves, de Mendanha, distrito de Diamantina. Ali, o fruto de casca grossa e com polpa amarelada dá aos montes, em maio e junho. E Maria aproveita a boa safra para fazer o doce da fruta. “A receita não tem mistério, é como se fizéssemos com laranja-da-terra.

Mas é ainda melhor”, diz. Mas, para produzir a delícia, é preciso paciência e atenção. Para retirar o amargo, Maria deixa de molho os frutos por quatro dias. “O ideal é trocar a água diariamente”, aconselha. Segundo ela, nesse período a fruta não pode “pegar vento”. Por isso, é importante tapar o recipiente com um pano. É aí que está o segredo. Quituteira famosa na região, Maria também faz doces de figo, limão, pequi, manga e laranja.

Para cada fruta, ela ensina: “Quando deixada de molho, cada fruta tem que ser tampada com um pano diferente”. Para a zamboa, o ideal é um pano branco e sem bordados. Caso contrário, perde o sabor e o doce endurece, afirma. Belo para os olhos e delicioso para o paladar, o doce de zamboa é daqueles que não satisfazem em apenas uma colherada. Alegria para Maria, que garante: “Não se faz doces só com ingredientes, é preciso mais”.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o distrito de Mendanha, no município de Diamantina está localizado no Território Espinhaço/Garimpo

EA/TG – ESPINHAÇO/GARIMPO

Conheça mais sobre os Territórios Gastronômicos de Minas Gerais

Podcast Politiza – Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Venda do livro: Letramento Editora e Livraria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments