Bolinho de fraldinha com gorgonzola: harmonizando com cerveja - Territórios Gastronômicos

Bolinho de fraldinha com gorgonzola: harmonizando com cerveja

Acompanhe mais uma harmonização do Chef Juliano Caldeira . Faça a receita de bolinho de fraldinha com molho de gorgonzola e deguste combinando com uma cerveja especial.

Acompanhe mais uma harmonização do Chef Juliano Caldeira . Faça a receita de bolinho de fraldinha com molho de gorgonzola e deguste combinando com uma cerveja especial.

Veja também: bruschettas de frango com quiabo e angu – harmonizando com cerveja

Bolinho de Fraldinha ao molho gorgonzola

Por: Juliano Caldeira*

Ingredientes:

  • 500 gr Fraldinha moída com capa de gordura
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 ramo de Alecrim (desfolhado e bem picadinho)
  • ½ cebola picadinha
  • 2 dentes de alho picadinhos
  • Pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo:

Com a carne gelada, misture com os demais ingredientes. Mexa bem ate formar uma massa bem uniforme. Faça bolinhas de aproximadamente 30 gr. Se preferir pode rechear também com algum queijo de sua preferência ou pedaços de bacon.

Com uma panela quente, coloque um fio de óleo e grelhe as almondegas de todos os lados por 3 minutos. Leve ao forno por 7 minutos e reserve.

Ingredientes Molho Gorgonzola:

  • 1 colher (sopa) manteiga
  • 1 colher (sopa) trigo
  • 300 ml leite frio
  • 50 gr queijo gorgonzola
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Numa panela quente, coloque a manteiga e misture com o trigo. Mexa bem até formar uma massa por 2 minutos. Vá adicionando o leite aos poucos sem parar de mexer. Coloque o gorgonzola e misture até formar um molho espesso. Acerte o sal no final se necessário. Caso queira um molho mais liquido, pode aumentar a quantidade de leite.

Retire as almondegas do forno e regue com o molho ainda quente.

Sirva com fatias de pão ou croutons

Bolinhos de fraldinha com molho de gorgonzola: Chef Juliano Caldeira – Belo Horizonte

Harmonização

A dica de estilo da Cerveja de hoje é a SCHWARZBIER:

Uma cerveja Lager (baixa fermentação), com baixo a moderado sabor de maltes torrados e que podem conferir um sabor de chocolate amargo que se sustenta até o final, mas nunca de queimado. Amargor médio-baixo a médio, que pode durar até o final. Leve sabor de lúpulo condimentado, floral ou herbal. O retrogosto tende a tornar-se aos poucos seco e permanece na boca, acompanhado pelo amargor do lúpulo e um tostado complementar, mas sutil, no segundo plano. Teor alcoólico variando entre 4,5 % a 5,5%.

Harmonização:

De cara, o amargor do malte torrado, com a ajuda do lúpulo utilizado na cerveja, corta a gordura do gorgonzola. A cada gole, a boca fica limpa para receber mais da carne com o molho. Os sabores intensos do gorgonzola e da cerveja, harmonizam por semelhança. Um não mata o outro. Ao contrário, os dois realçam e enaltecem um ao outro.

A dica de hoje é a Cerveja Falke Ouro Preto, que utiliza malte torrado na própria Fábrica, sendo uma cerveja única no cenário das cervejas especiais brasileiras. A Ouro Preto homenageia a cidade mineira de mesmo nome, tendo em seu rótulo a imagem da Igreja de São Francisco de Assis, cujo o frontispício foi esculpido por Aleijadinho e a nave pintada por Mestre Ataíde.

* Juliano Caldeira é chef de cozinha, especialista em cervejas e colaborador do Territórios Gastronômicos

Veja outras receitas e as harmonizações do chef Juliano Caldeira

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1409
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments