Bolo de laranja: afeto maternal na cozinha

O primeiro bolo que a quitandeira Lela aprendeu a preparar com a mãezona que ela encontrou na cozinha. É o que você vai conferir.

O primeiro bolo que a quitandeira Lela aprendeu a preparar com a mãezona que ela encontrou na cozinha. É o que você vai conferir.

Por Isabel de Andrade*

Na semana em que se comemora o Dia das Mães, os Territórios Gastronômicos vão fazer uma homenagem à Lela, uma quitandeira de mão cheia, e à dona Dalice Lopes, a mestra com quem ela deu os primeiros passos na cozinha.

Lela começou a cozinhar muito jovem, no início da adolescência. E encontrou o apoio de uma verdadeira mãe, que foi a dona Dalice, que mora em Lavras, no sul de Minas, e está com 82 anos.

Foi na cozinha da dona Dalice que Lela fez as primeiras massas, enrolou as primeiras rosquinhas, assou os primeiros bolos, entendeu o sucesso de um pão-de-ló fofinho e saboroso, aprendeu a fazer cocada, bolo de coco com abacaxi e muitas outras gostosuras.

Uma das primeiras quitandas que Lela aprendeu com essa “mãezona” foi o bolo de laranja. Ela tinha apenas 13 anos na época. Desde então, sabe a receita de cor e salteado e vai ensinar o passo a passo tim tim por tim tim. Confira.

Bolo de laranja

Ingredientes do bolo:
Suco de 3 laranjas
4 ovos
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ de açúcar
½ (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata as claras em neve.

Acrescente o açúcar e a manteiga e bata mais um pouco.

Coloque a farinha, as gemas, o suco de laranja e continue batendo.

Por último, coloque o fermento em pó. Bata mais um pouco.

Coloque a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno preaquecido a 200°C e deixe aproximadamente por 30 minutos.

Aprenda a preparar duas opções de calda

Calda de laranja com açúcar:
Esprema 3 laranjas com 5 colheres de açúcar e leve ao fogo. Mexa. A calda fica pronta em cerca de 10 minutos. É o tempo de ferver e o açúcar derreter. Fure o bolo com um palito e despeje a calda.

Calda de leite condensado com laranja:
Você vai precisar de seis colheres de leite condensado e suco de duas laranjas. Misture tudo e mexa bem. Fure o bolo e despeje a cobertura por cima.

Serviço:
Instagram: @lelasbemestar

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
563
Article Categories:
Receitas