Hamburguer envelopado suíno: harmonizando com cerveja

Experimente mais uma receita do chef Juliano Caldeira e faça a harmonização ideal com cervejas especiais.

Experimente mais uma receita do chef Juliano Caldeira e faça a harmonização ideal com cervejas especiais.

Hamburguer envelopado suíno

Dia Mundial do Hamburguer – 28 de maio

Por: Juliano Caldeira*

Ingredientes:

  • 180 gr Pernil suíno moído
  • 20 gr toucinho moído sem pele
  • 8 fatias de bacon
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • ¼ cebola picadinha
  • 1 dente alho picadinho
  • Salsinha e cebolinha picadinhos a gosto

Modo de preparo:

Com as carnes geladas, misture o pernil com o toucinho até formar uma massa homogênea. Tempere com os demais ingredientes, misturando bem. Abra as fatias de bacon formando uma trança e coloque a carne temperada dentro. Feche e leve ao forno por 20 minutos a 160º.

Ingredientes acompanhamentos:

Modo de preparo:

Pique as folhas de couve e frite em imersão por aprox. 1 minutos até ficar bem crocante.

Leve o pão a forno por 1 minuto para formar uma crosta no miolo. Nos minutos finais do Hamburguer ao forno acrescente o queijo para derreter bem.

Sirva com a couve frita, molho barbecue sobre a carne e bom apetite

Harmonizando

A dica de estilo da Cerveja de hoje é a SMOKED BEER:

Uma Specialty Smoked Beer é ou uma cerveja defumada com base em algo diferente de um estilo clássico, ou qualquer tipo de cerveja defumada com ingredientes adicionais (frutas, legumes, especiarias) ou que emprega processos que transformam a cerveja em algo mais exclusivo.

Deve haver um balanço entre o caráter esfumaçado, as características de sabor esperados do estilo da cerveja base, e os ingredientes adicionais. O defumado pode variar desde baixo a assertivo. Os sabores de defumado podem variar de amadeirado a um tanto semelhante a toucinho. Os melhores exemplares exibem um balanço no uso do defumado, os lúpulos e o caráter de malte.

Qualquer estilo de cerveja pode ser defumado; o objetivo é alcançar um balanço agradável entre o caráter esfumaçado e do estilo da cerveja base

Harmonização:

O corte suíno tem características salgadas, adocicadas, gordurosas e defumadas e combina muito bem com esse estilo de cerveja, devido a quantidade de maltes presentes e ao alto teor alcoólico. Feita de maltes tostados, que combinam perfeitamente com o sabor defumado do bacon, é comum que contenham aromas de cacau e chocolate e um leve amargor no paladar.

A dica de hoje é a Cerveja Kud Smoke on the Water, uma Smoked Ale produzida com malte defumado, o que aporta aroma e sabor característicos. Uma cerveja com 6,7% teor alcoolico. Esse nome é uma canção da banda britânica de rock Deep Purple. Foi lançada pela primeira vez no seu álbum Machine Head de 1972. A música é famosa por ter um dos riffs de guitarra mais conhecidos e tocados na história do Rock.

Chef Juliano Caldeira _ Belo Horizonte

*Juliano Caldeira é chef de cozinha, especialista em cervejas e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
620
Article Categories:
ColunaReceitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments