Rosca de fruta pão: sabores do Brasil

Fruto originário da Ásia, a fruta pão veio para o Brasil e se adaptou ao clima quente e úmido. Rica em nutrientes e muito versátil proporciona diversas utilizações. Confira a receita da Rosca.

Fruto originário da Ásia, a fruta pão veio para o Brasil e se adaptou ao clima quente e úmido. Rica em nutrientes e muito versátil proporciona diversas utilizações. Confira a receita da Rosca.

Veja Também: Rosca de mandioca – memórias culinárias

Rosca de fruta-pão

Da Série: Quintais e Quitandas de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • Meia fruta-pão média
  • 4 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 copos (americano) de açúcar cristal
  • 2 copos (americano) de leite morno
  • 1 copo (americano) de óleo
  • 1 pitada de sal
  • 1,5 kg de farinha de trigo
  • 50 g de fermento biológico
  • Manteiga e farinha de trigo para untar
  • Gema de um ovo, batida, para pincelar

Preparo:

Descascar a fruta-pão, cortar em pedaços pequenos e cozinhar até ficar bem macia.

Passar em um espremedor.

Misturar com os demais ingredientes e amassar bem, até que a mistura fique homogênea e no ponto de massa para pão.

Deixar descansar por 20 minutos.

Fazer pães no formato desejado (redondos ou uma rosca inteira, trançada).

Pincelar com o ovo batido e levar para assar em tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha de trigo, em forno alto, por 40 minutos.

.

Rosca de Fruta Pão – Cataguases MG


*Receita fornecida por Nilda Maria Pereira, de Cataguases para o Projeto Sabores de Minas

Quitandeira Nilda Maria Pereira – Cataguases-MG

Versatilidade colhida no pé

A natureza está cheia de mistérios. Quem iria imaginar que de uma fruta colhida no pé pode-se tirar o ingrediente para roscas, nhoques e sopas? É a fruta-pão que, por sua versatilidade, sabor e propriedades nutricionais, não falta na casa de Nilda Maria Pereira, de Cataguases. Uma das vendedoras do Mercado dos Produtores, Nilda lida diariamente com os produtos da roça e, com orgulho dá dicas de preparo de cada hortaliça ou fruto.

Segundo ela, que sempre gostou de cozinha, o contato com a fruta-pão vem desde a infância, quando observava seus parentes preparando as mais belas roscas com o fruto. Ela ensina ainda que a fruta-pão pode ser também preparada como mandioca, frita ou cozida. E garante: fica uma delícia. Nilda aproveita a prosa para puxar a orelha de quem não é curioso quando o assunto é cozinha: “Nosso país é muito rico, mas as pessoas não sabem aproveitar.

Aqui mesmo há vários pés de fruta-pão na rua, mas muita gente nem sabe o que é”. Pois não sabem o que estão perdendo. A rosca feita do curioso fruto é para ninguém botar defeito. Vai bem com café, no lanche e a qualquer momento que se queira dar uma beliscada. Satisfeitos por mais uma lição aprendida, os viajantes seguem caminho. Certos também de que, assim como a natureza, a cozinha está repleta de mistérios para serem desvendados.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Cataguases está localizado no Território Mantiqueira/Mata Brejaúba

EA/TG – MANTIQUEIRA/MATA BREJAÚBA

Veja outras receitas de Cataguases

Caçarola de Cataguases MG
Doce de Limão Cravo de Cataguases

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.