Farofa de "requeijão havana": sabores de Salinas - Territórios Gastronômicos

Farofa de “requeijão havana”: sabores de Salinas

Mais do que uma receita, essa farofa de requeijão com rapadura é uma marca cultural de Salinas, terra das famosas cachaças artesanais em Minas Gerais.

Mais do que uma receita, essa farofa de requeijão com rapadura é uma marca cultural de Salinas, terra das famosas cachaças artesanais em Minas Gerais.

Farofa de requeijão com rapadura

Da Série: Receitas Históricas de Minas Gerais*

(foto: Marcos Michelin/EM)
Farofa de requeijão com rapadura e farinha – Identidades gastronômicas de Salinas-MG (foto: Marcos Michelin/EM)

Ingredientes:

* 3 colheres (sopa) de farinha de mandioca

* 30 g de rapadura

* 100 g de requeijão escuro

Preparo:

Picar o requeijão e a rapadura em lascas.

Misturar todos os ingredientes em um prato e servir.

*Receita fornecida pelos produtores de requeijão Jorge dos Santos e Júlia Marques dos Santos, do distrito de Jacurutu, em Salinas, para o Projeto Sabores de Minas

“Requeijão Havana”

Falar em requeijão de Salinas é muito mais que atribuir origem a um produto. A denominação vai além. É como falar em determinada categoria de requeijão, além de dar uma espécie de certificado de origem à iguaria. Tal qual a cachaça, as barras de requeijão escuro fazem a fama da cidade nos quatro cantos do estado e até do país. Assim como a cachaça, a iguaria é fruto de um processo de longa data, herdado de várias gerações.

Um dos requeijões mais celebrados no mercado de Salinas é feito no distrito de Jacurutu. O sabor é tão encantador que muitos o apelidaram de “requeijão havana”, em referência à emblemática cachaça artesanal da cidade. Produzida pelo casal Jorge dos Santos e Júlia Marques Santos, a iguaria é fruto de trabalho cuidadoso e de muita persistência. “Fazer requeijão é uma luta”, conta Jorge, enquanto mostra como ocorre o demorado processo de fabricação.

O ofício foi ensinado ao casal pelo pai de Júlia, de quem herdou também uma forma interessante de consumir a iguaria. A farofa de requeijão, como ficou apelidado o prato improvisado, combina o produto, rapadura e farinha. O resultado é uma aliada ao corpo quando força e disposição se fazem necessárias. “Meu pai levava para a roça e ficava o dia inteiro sem comer mais nada”, conta Júlia. A receita simples dá aos visitantes energia para descobrir novos sabores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments