2 receitas de sopa de inhame quentinhas: depurativas, digestivas, nutritivas e deliciosas

Escolha a receita de sua sopa de inhame de preferencia. Um prato delicioso para aquecer nesse inverno, e cheio de propriedades benéficas para o seu corpo. Experimente!

Escolha a receita de sua sopa de inhame de preferencia. Um prato delicioso para aquecer nesse inverno, e cheio de propriedades benéficas para o seu corpo. Experimente!

Sopa de inhame com pimenta de macaco

(foto: Marcos Michelin)
(foto: Marcos Michelin)

Ingredientes:

  • 400 g de inhame descascado e cortado em quatro
  • Tempero caseiro a gosto
  • 20 g de pimenta-fruta-de-macaco ou outra de sua preferência
  • Louro em folhas a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • 1 colher e meia (sopa) de óleo

Clássico:

– Tempere sua visita a Tiradentes com pitadas de tradição e charme. Não deixe de fazer o passeio de 12 quilômetros até São João del-Rei a bordo da maria-fumaça de 1881. Saiba os horários nas estações ferroviárias das duas cidades ou na Secretaria Municipal de Turismo, pelo telefone (32) 3355-1212.

Modo de Preparo:

Cozinhar o inhame por 30 minutos. Escorrer uma parte, deixando apenas um copo (americano) da água e refogar no óleo com o tempero e a pimenta. Bater no liquidificador com a água reservada e levar ao fogo por 10 minutos. Ele ficará com uma consistência cremosa. Salpicar cheiro-verde. Pode ser servida acompanhada de costela de porco.

*Receita fornecida por Luiz Francisco da Fonseca, de Tiradentes para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin)
Sopa de Inhame com Pimenta de Macaco – Tiradentes – MG (foto: Marcos Michelin)

Viagem pelos temperos

Chegar a Tiradentes é embarcar em uma máquina do tempo. Uma viagem que se torna ainda mais real quando se entra nos casarios e nas igrejas e se vê cercado de paredes que testemunharam episódios marcantes da história do Brasil. Com um pouco de imaginação, é possível até sentir um pouco daqueles fatos ocorridos em outros séculos. O exercício pode ser feito durante o almoço em um restaurante montado em uma casa de 1735, na Rua Direita, uma das mais tradicionais da cidade.

É o Restaurante Padre Toledo, que leva o nome de um dos articuladores da Inconfidência Mineira, como conta, com detalhes, o dono da casa, Luiz Francisco da Fonseca. Natural de Tiradentes, ele diz que o restaurante foi um dos primeiros do município, inaugurado numa época em que a denominação “turista” nem mesmo era usada, mas sim, a palavra viajante. “Em 1970, a cidade era carente de lugares para comer.

Quando vinha alguém, minha mãe fazia um frango, alguma comida típica. Foi, então, que ela decidiu montar a casa.” Não só o tempo de funcionamento e o espaço fazem com que o lugar seja especial. Outros fatores, como funcionários com muito tempo de casa – é a mesma cozinheira há 48 anos – e a procedência dos ingredientes, contribuem para a singularidade. “As carnes, temperos, verduras e legumes vêm de nossa fazenda, a quatro quilômetros daqui”, conta Luiz.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – MANTIQUEIRA/CENTRO SUL

Sopa de inhame com bacon

Sopa de inhame em pedaços e bacon- Nepomuceno-MG

Ingredientes:

  • 4 inhames de tamanho médio
  • 1 colher (de sopa) de tempero de alho e cebola
  • 2 colheres (de sopa) de óleo
  • 1 colher (de sopa) de sal
  • 2 colheres (de sopa) de cheiro verde
  • 50 g de bacon
  • Meio litro de água

Preparo:

Descascar o inhame, lavá-lo bem e cortá-lo em pedaços.

Pôr o óleo numa panela e refogar o inhame com o tempero, cheiro verde e bacon.

Adicionar a água e tampar.

Cozinhar durante 20 minutos.

O resultado final é um caldo grosso, com pedaços menores do inhame.

Na hora de servir, coloque mais um pouco de cheiro verde sobre a sopa.

*Receita fornecida por Maria Célia Ribeiro Lima, de Nepomuceno para o Projeto Sabores de Minas

Maria Célia Ribeiro Lima, de Nepomuceno MG

Pura vitalidade

A jornada pela região de Furnas realmente vai dar caldo! Portanto, ninguém pode deixar de aproveitar as delícias dos legumes – e raízes – da terra. Em Nepomuceno, a 230 quilômetros de Belo Horizonte, é obrigatório provar a sopa de inhame, que, na palavra das cozinheiras locais, tem mil e uma utilidades preciosas. “É depurativa, digestiva e nutritiva”, explica Maria Célia Ribeiro Lima que, ao lado do marido, José Expedito, comanda o Bar do Didi, no km 59 da BR-265.

Diante do tubérculo marrom, cuja produção é uma das riquezas do município, ela recorre à sabedoria popular para enaltecer as qualidades e garante que a iguaria é ideal para “limpar qualquer coisa ruim no sangue”. Leve, apetitoso e bem temperado, o prato vai bem principalmente à noite, e, sem exagero, pode até proporcionar um bom descanso. Um dos segredos para o alimento ficar no jeito é descascá-lo e lavá-lo bem, para retirar a terra, e refogar com cheiro verde e bacon.

Na hora da despedida, vem mais um conselho da especialista: “Sopa de inhame, pelo menos uma vez por semana, viu?” Vivendo e aprendendo.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Nepomuceno está localizado no Território Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA/LAGOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments