Cappuccino com paçoca de amendoim - Territórios Gastronômicos

Cappuccino com paçoca de amendoim

Confira essa receita inspirada nas festas típicas desta época, mas que combina com o ano todo.

Confira essa receita inspirada nas festas típicas desta época, mas que combina com o ano todo.

Por Débora Reis, Coffee & Joy

A paçoca de amendoim é um doce tradicional do Brasil, que tem uma história muito interessante. Além de ser acessível, gostosa e fácil de encontrar, ela combina (e muito) com outro queridinho brasileiro: o café.

Origem da paçoca e seus benefícios

Antes de fazer a receita, vou te contar uma curiosidade muito interessante sobre um dos doces mais brasileiros que existem. Muita gente não sabe, mas a paçoca é um prato típico indígena e seu nome se origina de um termo tupi que significa esmigalhar, se referindo ao processo de preparo antigo em que esmagavam-se os ingredientes com as mãos ou com um pilão.

Foto: Coffee & Joy

A paçoca, na verdade, foi originada a partir de uma receita salgada indígena, feita à base de farinha e carne. Essa receita salgada é tão prática e nutritiva, que acompanhou também os tropeiros nas suas longas jornadas.

Atualmente, o formato mais comum é a paçoca doce, feita com amendoim. Um doce que acompanha os brasileiros tanto nas festas juninas como nos outros meses do ano.

O interessante é que o amendoim, que obviamente é o ingrediente principal da paçoca, tem vários benefícios para a saúde. Assim como castanhas e nozes, de acordo com o Ministério da Saúde, o amendoim é rico em fibras, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, possuindo compostos antioxidantes e, por causa disso, um potencial preventivo de doenças.

Foto: Coffee & Joy

Nesta receita, juntamos a paçoca com o café, que também possui vários benefícios para a saúde. O mais importante para que essa receita fique muito gostosa é escolher ingredientes de qualidade e gostosos.

Foto: Coffee & Joy

Vamos à receita?

Tempo de preparo: 5 minutos
Porções: 1

Ingredientes:
50ml de café já pronto
100ml de leite integral ou vegetal
20g de paçoca (1 barra pequena)
1 colher de café de doce de leite (opcional)

Modo de preparo
Prepare o café em casa como de costume. Use, de preferência, um café especial, de qualidade e mais intenso. Usamos café de torra média escura, feito no filtro de papel. Para deixa-lo mais intenso, usamos 2 colheres de sopa bem cheias para um copo americano de água. Dessa forma, o gosto do café fica mais presente e na intensidade perfeita para a receita.

Esfarele a paçoca com os dedos dentro da caneca, de forma que ela fique como uma farofa.

Esquente o leite, mas sem deixar ferver. Depois bata o leite usando o espumador ou um mini mixer, até ficar bem cremoso.

Adicione um pouco de leite em cima da paçoca e misture até ficar homogêneo. Adicione o restante do leite e, por fim, o café.

Misture tudo antes de beber e aproveite.

Dica:
Se quiser, esfarele um pouco de paçoca no final, por cima do leite, para decorar. Também pode colocar um pouco de doce de leite na borda para dar um toque especial.

Conteúdo postado originalmente em Coffee & Joy: Como fazer capuccino com paçoca de amendoim

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
1897
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments