Paracatu, "Paraíso das Quitandas" homenageia Mestra Maria Pão de Queijo - Territórios Gastronômicos

Paracatu, “Paraíso das Quitandas” homenageia Mestra Maria Pão de Queijo

Paracatu comemorou nesse 5 de julho o dia de seu maior ícone gastronômico. O famoso pão de queijo sem escaldar. Acompanhe o vídeo produzido pela prefeitura em que homenageia a quitandeira Maria Pão de Queijo e confira a receita.

Paracatu comemorou nesse 5 de julho o dia de seu maior ícone gastronômico. O famoso pão de queijo sem escaldar. Acompanhe o vídeo produzido pela prefeitura em que homenageia a quitandeira Maria Pão de Queijo e confira a receita.

Pão de Queijo: patrimônio cultural de Paracatu

No dia 5 de Julho, dia da gastronomia mineira, também foi instituído por decreto municipal o dia do pão de queijo em Paracatu, Minas Gerais, que recebeu o título de patrimônio cultural local.

O município histórico de 100 mil habitantes, foi a oitava Vila do Ouro de Minas Gerais e se tornou uma referencia na produção de quitandas tradicionais como mané pelado, bolo de domingo, desmamada, empadinhas de pele fina e as lindas queijadinhas bordadas.

Mas o Pão de Queijo de Paracatu tem, em sua maneira de produção, o grande diferencial pois a massa, diferentemente da maneira que se produz em outros lugares, não é escaldada. Além dessa diferença que dá um toque especial de crocância, a cidade tem uma tradição de centenas de quitandeiras e famílias que produzem e comercializam essa iguaria em pequenas fábricas nos quintais e em pequenos comércios, onde alguns desses pequenos produtores chegam a fazer mais de oito mil unidades diárias, entregando em toda a região por delivery, chegando até Brasília no Distrito Federal.

Clique aqui e veja a receita original do famoso Pão de Queijo de Paracatu

Realmente números impressionantes que fazem jus ao título de “Capital do Pão de Queijo”, pela qualidade e especialmente pela quantidade produzida. Acredita-se que em Paracatu, come-se mais pão de queijo do que pães comuns, fato que remete a um período da história de Minas, quando ainda não havia por aqui a farinha de trigo.

Vale visitar a histórica Paracatu, Capital do Pão de Queijo e Paraíso das Quitandas, uma cidade que tem perfume de quitandas no ar e de lenha fumegante nas fornalhas espalhadas pelos antigos quintais por todo canto.

Massa sem escaldar, uma marca registrada do pão de queijo de Paracatu

Prefeitura homenageia Dona Maria Pão de Queijo

Veja o vídeo da Tia Mila, outra quitandeira de mão cheia, filha da mestra Dona Maria, que conta um pouco da linda história de sua mãe

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Paracatu está localizado no Território Cerrado/Paracatu

EA/TG – CERRADO/PARACATU

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments