Tricrocante: doce sabor da história de BH

Veja mais uma jóia gastronômica de Minas Gerais, publicada no Guia Sabores de Minas em 2006. Aprenda a receita do tricrocante, um doce produzido pela Lalka uma das mais antigas empresas estabelecidas em Belo Horizonte

Veja mais uma jóia gastronômica de Minas Gerais, publicada no Guia Sabores de Minas em 2006. Aprenda a receita do tricrocante, um doce produzido pela Lalka uma das mais antigas empresas estabelecidas em Belo Horizonte

HISTÓRIA ADOCICADA DE BH

Depois das aventuras no Mercado Central, os viajantes pedem doce, de preferência um chocolate daqueles que elevam o corpo e o espírito. Na dúvida, ninguém pensa duas vezes. Seguindo as boas indicações, todos se es- baldam com o tricrocante, produzido pela Lalka, a mais antiga empresa do setor em Belo Horizonte. São 80 anos de serviços prestados ao paladar, já pensou?

Na fábrica e loja da Avenida do Contorno, bairro Floresta, os proprietários Stanislau Zenon Grochowski e seus filhos, Arthur, Henryk e Roberto, apresentam o confeito, que mistura o puro “ao leite” à castanha-de-caju moída e flocos de arroz.

Por trás de tanta delícia, há uma história de luta e conquistas, que começa no início do século passado, quando os pais de Stanislau chegaram da Polônia, em busca da “terra da promissão” e abriram o negócio, em julho de 1925. “Ainda fabricamos os produtos daquela época, como a bala azedinha de maçã e o bombom de licorzinho, que per- manece como um dos nossos destaques”, conta Stanislau.

As receitas próprias e o processo artesanal garantem o sucesso à marca, que embala gerações com os bombons recheados com nozes, avelãs, ameixa, castanha-do-pará e castanha-de-caju, as balas de frutas e muito mais. Ao fim da visita, vem o inevitável “posso pegar mais um?” Seu Stanislau apenas sorri e oferece outro tricrocante, convicto de que a qualidade é seu verdadeiro carro-chefe.

RECEITA:

Ingredientes:

  • 1 kg de chocolate ao leite
  • 200 g de castanha de caju moída
  • 200 g de flocos de arroz
  • 200 g de crocante moído (encontrado em casas de produtos de confeitaria)

Material

  • Papel-manteiga ou celofane

COMO FAZER

Derreter o chocolate, em banho-maria ou no microondas, misturando sempre, sem deixá-lo queimar.

Depois de derretido, e numa temperatura máxima de 40 graus, espalhá-lo no mármore, passando uma espátula até que ele fique frio e mole.

Pôr o chocolate numa vasilha e acrescentar os demais ingredientes.

Com uma colher de sopa, formar os doces sobre uma folha de papel-manteiga ou celofane e deixar endurecer.

Pode ser colocado na geladeira por dez minutos.

Tricrocante: Doce produzido pela Lalka , uma das mais tradicionais docerias de Belo Horizonte-MG

Receita fornecida por Stanislau Zenon Grochowski, de Belo Horizonte para o Projeto Sabores de Minas

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas gerais: o município de Belo Horizonte está localizado no Território Central/Região Metropolitana.

EA/TG – CENTRAL/REGIÃO METROPOLITANA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments