Café Nice e Café Palhares recebem visitantes - Territórios Gastronômicos

Café Nice e Café Palhares recebem visitantes

Café Nice e Café Palhares estão na rota da Semana da Cozinha Mineira. Os interessados em visitar esses dois tradicionais pontos de Belo Horizonte já podem se inscrever.

Café Palhares

Café Nice e Café Palhares estão na rota da Semana da Cozinha Mineira. Os interessados em visitar esses dois tradicionais pontos de Belo Horizonte já podem se inscrever.

Por Isabel de Andrade*

Que tal visitar dois pontos tradicionais da gastronomia mineira? Estamos falando do Café Nice e do Café Palhares, que ficam no centro de Belo Horizonte e acumulam mais de 80 anos de história.

O convite é para um passeio virtual que será feito neste sábado, 21 de agosto, pela plataforma Zoom. A visita faz parte da programação da Semana da Cozinha Mineira, realizada pelo CCBB Educativo em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, entre os dias 17 e 26 de agosto.

Café Palhares
Dona Rosa exibe o tradicional Kaol servido no Café Palhares ( Foto: reprodução Instagram)

A proposta é conhecer esses dois lugares emblemáticos. O Café Palhares foi fundado em 1938 pelos irmãos Palhares. O local foi um reduto dos boêmios nas décadas de 1940, 50 e 60. A fama se espalhou e o Café conquistou clientes fiéis.

O prato mais tradicional do Café Palhares é o “Kaol”. Originalmente, ele era composto por arroz, ovo, linguiça e acompanhado de cachaça – que teve o “c” trocado pelo “k” para sofisticar o prato. Hoje, ele leva também farofa, couve, torresmo e ganhou acompanhamentos como pernil, carne cozida, dobradinha e língua.

Café Palhares
Kaol: o prato mais tradicional do Café Palhares ganhou fama e conquistou paladares ( Foto: reprodução Instagram)

Café Nice: outro ponto tradicional da capital mineira

Já o Café Nice foi criado em 1939. O local foi um famoso ponto de encontro de políticos. Já teve como fregueses JK, Tancredo Neves, Itamar Franco, Pedro Aleixo e Milton Campos. Tanto eles quanto os clientes atuais sempre fizeram questão de apreciar o cafezinho com pão de queijo servido por lá.

Café Palhares e Café Nice se confundem com a própria história da capital mineira. Os dois são grandes patrimônios de Belo Horizonte, considerada pela Unesco Cidade Criativa da Gastronomia. Se você quiser conhecer mais sobre esses pontos tradicionais é só se inscrever para participar da visita, marcada para este sábado, às 10h.

Serviço:
Inscrição: ccbbeducativo.com
Informações: (31) 3431-9440/9441
Visita gratuita.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
10 1
Views:
1790
Article Categories:
AconteceBares e Restaurantes

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Chagas Diniz Couto

Huuuummmmmm, que delícia. quem nunca experimentou não sabe o que está perdendo…….