Turismo Gastronômico: Quintais e Quitandas de Paracatu - Territórios Gastronômicos

Turismo Gastronômico: Quintais e Quitandas de Paracatu

O turismo gastronômico mineiro ganha novos roteiros de experiencias, através do Projeto Matula Mineira da Flanar Turismo de Uberlândia-MG. Conheça Paracatu, o “Paraíso das Quitandas” com suas mestras dos quintais. Confira!

O turismo gastronômico mineiro ganha novos roteiros de experiencias, através do Projeto Matula Mineira da Flanar Turismo de Uberlândia-MG. Conheça Paracatu, o “Paraíso das Quitandas” com suas mestras dos quintais. Confira!

QUINTAIS E QUITANDAS DE PARACATU*

25 e 26/09/21

Com mais de 400 anos de história, Paracatu, a antiga Vila do Príncipe, possui um preservado centro histórico do século XVII com características arquitetônicas do período colonial. Fundada em 1586, surgiu como rota dos bandeirantes e preservam remanescentes de cinco quilombos, importantes para a compreensão da resistência dos negros escravizados da região. Por este rico conjunto, desde 2010 Paracatu foi tombada como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Não restam dúvidas de que é um dos mais importantes polos culturais de Minas Gerais.

Centro Histórico Paracatu – MG

Como se não bastasse sua importância histórica e cultural, a cidade tem atraindo visitantes inebriados pelos seus sabores e delicias. Em 2020, por ocasião da Comemoração dos 300 anos de Minas a cidade de Paracatu passou a integrar a Rota das Quitandas, ao lado de cidades como Congonhas, São Tiago, São Bartolomeu, Lagoa Santa e Igarapé. No dia 06/08/2021, foi instituída como 1º Polo Gastronômico da Cozinha Mineira e se torna a primeira cidade em Minas Gerais com ações pontuais de valorização das mestras e mestres da cozinha mineira. Na mesma data inaugurou primeira unidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) fora de seu município sede. Já podemos prever os bons ventos que a Cultura e o Turismo trarão para a histórica Vila do Príncipe.

Centro Histórico Paracatu

“A oitava Vila do Ouro de Minas Gerais, a histórica Vila do Príncipe, hoje a bela Paracatu, ainda tem a extração do precioso metal como locomotiva da economia. Mas outro tesouro de valor inestimável tem atraído novos garimpeiros pelo seu alto valor cultural. Os aromas permanentes que invadem as ruas saem dos diversos fornos e fogões dos quintais e se fazem presentes por toda a parte, apontando os veios e identificando as minas onde se pode garimpar as melhores Quitandas de Minas Gerais”. (Projeto Quintais e Quitandas*).

Famoso pão de queijo sem escaldar Paracatu “Capital do Pão de Queijo”

Convidamos você para embarcar nesta viagem que reúne história, memória, arte, cultura, saberes centenários das quitandeiras e o melhor da tradicional comida mineira acompanhada da boa prosa no restaurante-teatro, Casa de Concessa.

Casa de Concessa – Paracatu-MG

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO – 25/09
7:00 – Embarque sentido Paracatu com saída de Uberlândia (MG)
12:00 – Recepção e almoço na Casa de Concessa (Incluso)
14:00 – Check-in Hotel
16:00 – Oficina de Quitanda com a Mestra Ângela (incluso)
19:00 – Jantar (não incluso)

DOMINGO – 26/09
7:00 – Café da Manhã
8:00 – Tour pelo Centro Histórico de Paracatu
11:00 – Almoço na Pousada Serra Bonita
15:00 – Retorno para Uberlândia com previsão de chegada às 19:00h.

OBS.: Roteiro sujeito a alterações

Serviços: Transporte, seguro viagem, 01 diária com café da manhã, visita guiada no Centro Histórico, Oficina de Quitanda, almoço na Casa de Concessa, seguro viagem.

Valor individual do pacote: 510,00

Opções de pagamento: À vista (por meio de PIX) ou 3 x no cartão com acréscimo de taxas.

Inscrição pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/1a5v4edHcDB2nxvBUYijsBso5_VdlmApmaFYRPQdC0gk/edit

OBS.: Grupo limitado a 15 pessoas seguindo todos os protocolos de segurança.

Informações:
34 99268-9060

Instagram: @matulamineiracomidasdeviagem

Queijadinhas de Paracatu
Casarões Históricos Paracatu-MG
Casa de Cultura Paracatu-MG

*Projeto Quintais e Quitandas: Instagram @quintaisequitandas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1564
Article Categories:
Turismo Gastronômico

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Godoy Caldeira

Estou feliz por essas informações…. Em Paracatu, onde o turista deve buscar informações sobre o passeio, guia, abertura dos locais turísticos, adquirir lembranças, etc etc. O meu clube do Rotary de Brasília cogita fazer uma visita, a quem procurar? Abraços. Godoy