Drinks do Max: Rabo de Galo - Territórios Gastronômicos

Drinks do Max: Rabo de Galo

Conheça a receita de mais um drink do mixologista Max Faustino. Desta vez ele apresenta sua versão do famoso rabo de galo, uma deliciosa mistura de vermute com cachaça. Confira!

Conheça a receita de mais um drink do mixologista Max Faustino. Desta vez ele apresenta sua versão do famoso rabo de galo, uma deliciosa mistura de vermute com cachaça. Confira!

Drinks do Max: Rabo de Galo

Olá pessoal!

Aqui é o Max Faustino bartender do Nuúu Restaurante, a convite do Chef Eduardo Avelar mais uma vez trago uma receita clássica da nossa coquetelaria para o Territórios Gastronômicos. E vocês não leram errado, é isso mesmo, dessa vez vamos de clássico! Um coquetel clássico, nacional, e não estou falando sobre nossa Caipirinha, até porque clássico não precisa ser sinônimo de monotonia não hein?! Vamos falar então sobre o “Rabo de Galo”,
o coquetel mais consumido no Brasil, por ser barato e simples, vocês podem encontrá-lo desde balcões de mercearias à padarias e já há algum tempo bartenders brasileiros vêm incrementando suas receitas com bons destilados e apresentações.

Max Faustino: Bartender Novotel Savassi-BH

Como todo bom coquetel tem uma boa história com o rabo de galo não seria diferente! Em meados dos anos 50 uma empresa Italiana de vermute, estabelecida em São Paulo, de olho no crescimento industrial e cultural, percebeu um potencial comercial em balcões de bares da cidade, usando a mesma metodologia europeia, na criação de coquetéis de bebidas locais e acrescentando vermute. E aqui no Brasil qual era a bebida mais consumida da época? ( FICA A DICA, AINDA É)! Sim senhoras e senhores, ela mesma a CACHAÇA! E foi na procura de um nome para o drink que fizeram a tradução literal do inglês para o termo Cocktail, por fim essa tradução acabou designando a nova nomenclatura. A palavra COCK-TAIL em sua tradução literal significa RABO DE GALO, que nada mais é do que cachaça e vermute. Wermut do alemão, que significa vinho fortificado absinto, esse ingrediente posteriormente foi para Itália e ganhou ervas e flores até se tornar o vermute que conhecemos hoje. Atualmente existem várias receitas de rabo de galo, elas variam de região para região, mas não se apeguem, apenas experimentem!

Aqui vai minha receita predileta, espero que se torne a de vocês também! Dessa vez a cachaça utilizada foi a Primeira de Minas 3 Madeiras, um Blend em 3 madeiras, com notas de carvalho, amburana, amendoim, baunilha, mel, levemente frutada e suave na boca, um belo trabalho, deliciosa!

RECEITA

RABO DE GALO BY MAX:

Tradicional Drink brasileiro: Rabo de Galo by Max Faustino


– 60 ml Cachaça (Cachaça 3 madeiras).
– 15 ml Vermute Rosso.
– 15 ml Cynar.

Preparo:
– Coloque todos os destilados em um recipiente, de preferência já resfriado, adicione bastante gelo e mexa por 10 segundos. Coe para um copo previamente resfriado com gelos, gelos grandes. Como guarnição é possível usar uma pele de limão taiti ou laranja Bahia, dê aquela torcida na pele de sua escolha e deixe dentro do copo para saborizar e aromatizar seu RABO DE GALO. Feito, agora é só curtir essa maravilha!

Mais uma vez agradeço o NUÚU Restaurante, o NOVOTEL SAVASSI BH, a Fernanda Amaral e o Rodrigo Mangerotti pelo carinho, a destilaria DESTOM pela parceria e ao Chef Eduardo Avelar pela oportunidade.


*Max Faustino é bartender e mixologista do Nuúu Bar e Restaurante do Novotel Savassi BH e colunista do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
1172
Article Categories:
ColunaReceitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments