Aprenda 2 receitas antigas de cuscuz doce

Conheça 2 deliciosas versões do cuscuz Doce garimpadas pelo Projeto Sabores de Minas no Norte e no Centro do estado de Minas Gerais. Confira as receitas!

Conheça 2 deliciosas versões do cuscuz Doce garimpadas pelo Projeto Sabores de Minas no Norte e no Centro do estado de Minas Gerais. Confira as receitas!

Jóia do Paladar

No casarão de mais de dois séculos, no Centro de Mariana, dona Maria da Conceição Magalhães, de 83 anos, guarda, com carinho, receitas que aprendeu com a sua mãe, Jovita. Uma delas é o cuscuz doce, preparado em panelas de pedra que, de tão antigas, recebem uma engenharia especial para enfrentar o fogão a lenha e sair ilesas. Emendando duas vasilhas com um pouco da massa do cuscuz, a parte de baixo para a água e a de cima para o bolo feito com farinha de moinho d’água e açúcar mascavo, ela conclui a tarefa e sorri, modestamente, quando os viajantes elogiam o resultado.

Bom demais, uma verdadeira jóia barroca. Ajudada pela sua xará de 70 anos, que trabalha na casa há 40, dona Maria da Conceição explica que o queijo, cortado em pedaços, dá um toque especial ao cuscuz. Para obter o mesmo sucesso, atenção: é preciso fazer quatro camadas, intercaladas, terminando com o queijo, que derrete e se mistura aos demais ingredientes. Mostrando a hospitalidade da terra e o requinte da residência, as duas moradoras arrumam a mesa, com louças do tempo da vovó, porcelana fina nas xícaras e nos pratinhos.

No centro, vem o cuscuz, na panela que tem história e traz boas lembranças a dona Maria da Conceição, sempre pronta a atender encomendas e mostrar talento. Para variar, os viajantes ficam íntimos da casa e perdem a timidez, devorando, na tarde acolhedora, vários pedaços da iguaria.

Cuscuz doce com mandioca

Receita de Mariana MG

Ingredientes:

– 1 kg de fubá de moinho d’água

– 3 xícaras (chá, cheias)de açúcar mascavo

– 1 xícara (chá) de mandioca ralada

– 3 xícaras (chá) de água fria

– 3 colheres (sopa) de óleo

– Erva-doce a gosto

– 1/2 colher (sopa, rasa) de sal

– 1/2 queijo-de-minas,em pedaços

MATERIAL: cuscuzeiro (fôrma)

Preparo:

Numa bacia, pôr o fubá, o açúcar, o óleo, a mandioca, a erva-doce (esfregar na mão quando acrescentá-la) e a água com sal.

Mexer com as mãos – a massa não pode ser nem mole nem dura.

Pôr a massa na parte superior do cuscuzeiro – serão quatro camadas, intercalando cuscuz e queijo – e, na de baixo, água quente, sem ferver.

Deixar no fogo por aproximadamente uma hora (fogão a gás) e duas horas (fogão a lenha).


O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20200710190238606878e.JPG
Cuscuz doce com mandioca: Receitas de Mariana – MG


*Receita fornecida por Maria da Conceição Magalhães, de Mariana para o Projeto Sabores de Minas

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Mariana está localizado no Território Central/Entorno

Abençoada influência

As casas coladas uma às outras, o modo de falar e o jeito expansivo dos moradores mostram, de cara, a proximidade com a Bahia. Na comida, as influências também são visíveis nas boas mesas de Espinosa, a 690 quilômetros de Belo Horizonte. Com seu sorriso sempre aberto e frases espontâneas, Iraci Gonçalves dos Santos Mendes, de 42 anos, é a verdadeira “baianeira”, pois nasceu em Pindaí (BA) e mudou-se há 25 anos para a cidade, onde criou quatro filhos.

Muitos costumes permaneceram e ganharam força, como o de fazer o cuscuz doce diariamente, para saborear de manhã ou no almoço. “Acompanhado de chá de erva-doce, fica uma delícia”, conta a dona-de-casa, que comprou uma cuscuzeira brilhando de tão nova para receber os viajantes. “Mesmo no doce, é preciso pôr uma pitadinha de sal, pois, sem ele, é como se uma frase ficasse sem vírgula”, compara Iraci, ganhando aplausos da platéia, enquanto dá os últimos retoques no bolo.

As artes e mistérios da cozinha foram ensinados pela mãe, Etelvina, que também fazia o cuscuz salgado – para isso, basta substituir o açúcar da receita por meia colher (de chá) de sal, que fica tudo bem. Seria bom ficar horas conversando com Iraci, ouvir histórias, casos engraçados, mas chega a hora de partir. Com toda certeza, um dia a gente volta.

Cuscuz doce

Receita de Espinosa

Cuscuz doce: Receitas de Espinosa – MG

Ingredientes:

– 500 g de flocos de milho (Milharina)

– Uma xícara e meia de água morna

– 1 xícara (de café) de açúcar

– 1 pitada de sal

– Meia colher (chá) de erva-doce moída

– Meia colher (chá) de cravo moído

– 50 g de queijo-de-minas ralado

– 1 colher (de sopa) de manteiga

Preparo:

Numa tigela, misturar os flocos de milho e a água morna.

Deixar por 10 minutos.

Adicionar a manteiga, a erva-doce, o cravo e o açúcar e misturar bem.

O cuscuzeiro é uma panela dividida ao meio, com cozimento a vapor.

Na parte inferior, pôr água e, na parte superior, a massa, tomando o cuidado para não apertá-la.

Levar o cuscuzeiro ao fogo por aproximadamente 15 minutos ou até que o cuscuz esteja firme.

Tirar da fôrma e servir.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Espinosa está localizado no Território Espinhaço/Sertão Rio Pardo

EA/TG – ESPINHA’ÇO / SERT˜ÃO RIO PARDO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments