Frango com legumes: simpáticas mineirices - Territórios Gastronômicos

Frango com legumes: simpáticas mineirices

Aprenda mais uma deliciosa receita de frango com aquele sabor de aconchego dos temperos de Minas Gerais.

Aprenda mais uma deliciosa receita de frango com aquele sabor de aconchego dos temperos de Minas Gerais.

Frango à dona xepa

Ingredientes:

  • 1 frango cortado em pedaços
  • 6 batatas médias
  • 2 cenouras
  • 2 batatas baroa
  • 150 g de muçarela ralada
  • Óregano a gosto
  • Milho verde e passas a gosto
  • 1 ovo cozido cortado em rodelas
  • Tempero caseiro a gosto
  • 3 colheres (sopa) de óleo

Preparo:

Cozinhar os legumes inteiros antes de cortá-los em pedaços grandes. Reservar. Temperar o frango e refogá-lo em óleo. Pôr água aos poucos, até que o frango fique cozido, com o caldo do cozimento cobrindo os pedaços de carne. Bater o caldo com metade das batatas cozidas (tanto a comum quanto a baroa). Em uma panela, juntar o caldo batido com o frango e a cenoura. Levar ao fogo e deixar ferver. Salpicar queijo ralado, passas, orégano, milho verde e pôr as rodelas de ovo por cima.

Tapar a panela e deixar no fogo para derreter o queijo.

Frango Dona Xepa: Receitas de Tiradentes – MG


*Receita fornecida por Constance Silva, de Tiradentes para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Marcos Michelin)
(foto: Marcos Michelin)

Simpáticas mineirices

Tiradentes é mesmo generosa com seus visitantes. Além de oferecer beleza, história e hospitalidade, a cidade reserva uma cozinha capaz de satisfazer gostos dos mais variados e não deixar nenhum paladar a ver navios. Neste corredor de sabores, a dica é obedecer aos sentidos, principalmente o olfato, que é laçado logo na porta de entrada das casas. O aroma da culinária mineira é o convite para entrarmos no Restaurante Dona Xepa, um prato cheio para quem quer se fartar do melhor da cozinha típica.

Aberto há 21 anos, o Dona Xepa é fruto de uma ideia despretensiosa que deu certo. “Meu pai ofereceu o espaço e abrimos um bar. Minha mãe fazia um caldo, um frango e o pessoal começou a frequentar. Acabamos montando o restaurante”, conta Evair da Silva, dono da casa com a mulher, Constance Silva. Ela é dentista e se divide entre o consultório e a cozinha. Garante que a correria não tira o prazer de cozinhar.

“Eu nem sabia que gostaria tanto”, diz. Esse amor, segundo o casal, é um dos segredos do bom nome que a casa conserva. “Fazer comida é algo que precisa de paixão. E nossa paixão são os clientes, o retorno que eles nos dão”, fala Evair. O retorno tem lá suas razões. Afinal, não é todo dia que a simpatia se mostra como tempero especial de um belo almoço.

Mapa dos Territórios gastronômicos de Minas Gerais: o município de Tiradentes está localizado no Território Mantiqueira/Centro Sul

EA/TG – MANTIQUEIRA/CENTRO SUL

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments