Joelho de porco à pururuca: petiscos de boteco

Acompanhe mais uma deliciosa receita de petiscos de boteco. Joelho à pururuca. Experimente!

Acompanhe mais uma deliciosa receita de petiscos de boteco. Joelho à pururuca. Experimente!

Joelho de porco à pururuca

Petiscos dos Botecos de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • 1 joelho de porco de aproximadamente 1 quilo e meio
  • 3 litros de água
  • 4 colheres (sopa) detempero em pasta, comcebola, alho e cheiro verde
  • 1 litro de óleo
  • 2 cebolas médias raladas

Para o purê

  • 2 quilos de batatas
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sobremesa), rasa de sal
  • 200 g de queijo parmesão ralado
  • 2 copos (americano) de leite

Preparo:

Raspar a pele do joelho de porco e retirar o excesso de gordura. Com uma faca, fazer vários furos no joelho. Em uma panela com três litros de água, acrescentar o tempero em pasta e aferventar a peça, por uma hora e meia. Retirar o joelho e reservar três copos (tipo americano) da água da fervura. Em uma travessa, pôr o joelho e o caldo. Tampar com papel alumínio e levar ao forno por duas horas e meia.

Ainda no forno, destampar e deixar que a pele fique bem seca e doure por, aproximadamente, 40 minutos. Aquecer um litro de óleo e despejar por cima do joelho para pururucar. Servir com o purê.

O purê

Cozinhar as batatas (sem casca) e amassá-las. Reservar. Em uma panela, dourar a cebola na manteiga, sem deixar que mude de cor. Acrescentar a batata amassada, o queijo, o leite e os temperos. Misturar bem, até engrossar. Servir quente.

Joelho à pururuca: receita de Três Pontas-MG

*Receita fornecida por Luciene da Silva Batista, de Três Pontas para o Projeto Sabores de Minas

Receita para virar o jogo

Foi numa tarde de novembro que Mário César Simão virou a mesa. Ele abriu o bar Último Gole, em Três Pontas, e começou bem. Mas, com o tempo, a casa passou a não atrair tanto os clientes. “Cheguei a pensar em fechar as portas”, lembra. Certo dia, um rapaz perguntou sobre os tira-gostos do bar e prometeu voltar para degustá-los. “Ele veio e experimentou todos. Então, perguntou se eu conhecia joelho de porco”, conta.

Como a resposta foi negativa, o freguês se levantou e foi embora. Inconformado, Mário foi ao açougue e comprou a carne. Levou para a mulher, Luciene da Silva Batista, e disse: “Se vira!”. Ela deu conta do recado com louvor: preparou o joelho à pururuca. “Nunca tinha feito nada igual”, confessa Luciene. Hoje, o prato é especialidade da casa e motivo para que ela continue de portas abertas. Quem nunca experimentou a delícia, com certeza vai se lambuzar, tamanha tentação.

Impossível não salivar diante do prato, servido com arroz branco e purê de batatas. Esse último é a combinação perfeita para a receita e leva queijo parmesão. As boas mãos de Luciene fazem da refeição um prazer. “Eu mesmo não consigo resistir”, confessa Mário. Palavra de quem tem o paladar bastante apurado. Antes de ser dono de bar, ele foi provador de café por 30 anos. Responsabilidade que levou para o Último Gole, pois é ele quem aprova o que vai para o cardápio.

Deve ser por isso que não faltam ali boas opções e a certeza de que as portas estarão sempre abertas.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Três Pontas está localizado no Território Mantiqueira/Lagos

EA/TG – MANTIQUEIRA/LAGOS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments