Drinks do Max: confira um “clássico dos clássicos” para comemorar o dia da cachaça

Confira a homenagem do Bartender Max Faustino do Bar Nuúu do Novotel Savassi de BH ao dia da Cachaça. Experimente esse Old Fashioned com a bebida que tem a cara do Brasil

Confira a homenagem do Bartender Max Faustino do Bar Nuúu do Novotel Savassi de BH ao dia da Cachaça. Experimente esse Old Fashioned com a bebida que tem a cara do Brasil

Old Fashioned com cachaça

Por Max Faustino*

Olá, leitores e assinantes do Territórios Gastronômicos! O bar do Nuúu Restaurante, uma casa incrível no charmosíssimo Novotel BH, que se encontra na Savassi (Belo Horizonte – MG), traz para vocês mais uma “nova/velha” experiência da coquetelaria.

Apresento a vocês uma releitura da coquetelaria, “O clássico dos clássicos”, o Old Fashioned, agora sob a minha ótica e reformulação! Um coquetel que em meados de 1850, período no qual bartenders usavam e abusavam da imaginação, chegou para simplificar e facilitar o trabalho de muitos bartenders. Resumidamente naquela época o cliente pedia, ¨ I wanna cocktail the old fashioned way! ¨, o que quer dizer, “Eu quero um cocktail a moda antiga! ¨, e assim nasce um clássico da coquetelaria.


Para inspirá-los, trarei a receita que é feita originalmente com Bourbon, entretanto como hoje é o dia oficial da cachaça e não podemos deixar passar essa data em vão, vamos de cachaça! Uma cachaça de altíssima qualidade, de personalidade, intensa, robusta, de coloração âmbar escura, com aromas de amêndoas, frutas secas e caramelo, envelhecida em barris de carvalho de primeiro uso. Essa é a 1000 Montes 3AOB STRONG, produzida pela Destom, destilaria em Carangola-MG, que nos brindou com mais esse espetáculo. Sejamos bairristas nesse aspecto, conheçam!

Old Fashioned com cachaça: Bartender Max Faustino: Bar do Nuúu Restaurante Novotel Savassi BH



Agora vamos a receita?

– 60 ml cachaça envelhecida(recomendo 3AOB STRONG).
– 10 ml xarope de açúcar. (1 parte de água : 1 parte de açúcar).
– 2 Dashes de Angustura Bitter. (2 viradas rápidas de bitter para o drink em preparo).
– 1 Pele de laranja Bahia.

Preparo:

Coloque todos os destilados e o xarope em um recipiente, de preferência já resfriado. Adicione bastante gelo e mexa por 10 segundos. Coe para um copo (On the Rocks) previamente resfriado com gelos. Como guarnição use laranja Bahia, dê aquela torcida na pele de sua escolha e deixe dentro do copo para saborizar e aromatizar, está pronto seu Old Fashioned com Cachaça, essa releitura rica em sabor e aromas!

Mais uma vez os meus agradecimentos, Fernanda Amaral, Rodrigo Mangerotti e ao NOVOTEL BH pelo carinho, Pablo Melgaço e Destom Destilaria pela parceria e carinho, Chef Eduardo Avelar pela confiança!

Abraço a todos, até a próxima receita!

*Max Faustino é Mixologista e Bartender do Bar do Nuúu Restaurante e colaborador do Territórios Gastronômicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
534
Article Categories:
ColunaReceitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments