Taioba Cultura Alimentar: um projeto inovador e participativo - Territórios Gastronômicos

Taioba Cultura Alimentar: um projeto inovador e participativo

Conheça uma iniciativa pioneira para o desenvolvimento econômico e social a partir do segmento gastronômico, com o engajamento científico e acadêmico, num projeto apresentado por professores e gestores de uma faculdade de gastronomia de BH. Projeto Taioba. Confira!

Conheça uma iniciativa pioneira para o desenvolvimento econômico e social a partir do segmento gastronômico, com o engajamento científico e acadêmico, num projeto apresentado por professores e gestores de uma faculdade de gastronomia de BH. Projeto Taioba. Confira!

Projeto Taioba

O Taioba Cultura Alimentar é um grupo de estudos e de trabalho que procura aprofundar o conhecimento sobre a cozinha e a gastronomia mineira.A formação desse grupo conta com professores, alunos e ex-alunos de cursos de gastronomia e afins, além de profissionais da área gastronômica

O Taioba tem como objetivo geral realizar estudos voltados ao desenvolvimento social, econômico e político da cultura alimentar mineira afim de projetar novas perspectivas e possibilidades de ação na sociedade e no mercado gastronômico

Dentro desse objetivo, o Taioba pretende criar uma linha acadêmica com viés de produção científica para os interessados em continuar seus estudos em especialização, mestrado e doutorado. Nessa linha será incentivada a participação em congressos, simpósios, redação de artigos científicos… entre outros.

Além disso, o projeto pretende criar uma linha de mercado de trabalho e empreendedorismo voltado aos interessados em fazer estudos de mercado e suas potencialidades, aprofundamento de conhecimento sobre o empreendedorismo/gestão/consultorias gastronômicas, e contará com a realização de cursos e oficinas buscando uma maior profissionalização para inserção no mercado de trabalho.

Ainda dentro do seu objetivo geral, o Taioba pretende criar uma linha de mapeamento das potencialidades gastronômicas mineiras, fazendo resgate de técnicas, receitas e produtos regionais, tendo como intuito fazer um inventário da cultura alimentar mineira.

Nessa linha, também, será feita uma busca de parcerias ou/e criação de eventos/festivais relacionados à cozinha mineira.

Parceria Territórios Gastronômicos

Dentro dessas parcerias previstas no Projeto Taioba, o Territórios Gastronômicos já está participando de reuniões com professores e gestores educacionais de algumas faculdades e grupos educacionais do país, oferecendo suas pesquisas e metodologias para aprofundamento de estudos por alunos e profissionais de todas as regiões de Minas Gerais e em algumas regiões já contempladas com pesquisas de identidades gastronômicas em outros estados do país.

Professora Candida Gomide Paixão

O chef Eduardo Avelar à frente desse projeto dos Territórios, à convite do grupo Ser Educacional e dos professores e coordenadores do curso de gastronomia da Faculdade Univeritas de BH, se tornou o mais novo Sponsor do curso.

Professor Rodrigo Ferreira

O grupo Ser conta com diversas unidades de cursos de gastronomia, nutrição e outras disciplinas envolvidas com a cultura alimentar em vários estados do país.

Professora Claudia Porto

Um Projeto aberto à todos interessados.

O Taioba, é uma iniciativa dos professores do curso de gastronomia da Univeritas BH por meio de seus professores Claudia Porto, Rodrigo de Aguiar Ferreira, Cândida Gomide Paixão e Hanna Soares de Paula e está aberto à participação de alunos, professores, profissionais, gestores e demais interessados de qualquer entidade pública ou privada de todo o país.

Professora Hanna Soares de Paula

Informe-se: gastronomia.bh@univeritas.com – coordenador Rodrigo Aguiar

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
617
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments