Pernil com abobrinha e arroz vermelho: cozinha simples e irresistível do Cipó

Prepare esta receita simples de pernil acompanhada do tradicional arroz vermelho, um ícone das identidades gastronômicas da Serra do Cipó no Território do Espinhaço/Garimpo.

Prepare esta receita simples de pernil acompanhada do tradicional arroz vermelho, um ícone das identidades gastronômicas da Serra do Cipó no Território do Espinhaço/Garimpo.

Pernil com abobrinha e arroz vermelho

Ingredientes:

Para o pernil

  • 2 kg de pernil de porco
  • Meia cebola média
  • 1 litro de óleo
  • Cebolinha e tempero de alho e sal a gosto

Para o arroz

  • 500 g de arroz vermelho (encontrado em mercados municipais)
  • 500 ml de água
  • Óleo e tempero de alho e sal a gosto

Para a abobrinha

  • 500 g de abobrinha verde
  • Cebolinha, óleo e tempero de alho e sal a gosto

Preparo:

O pernil

Cortar o pernil em pedaços, lavar em água corrente e temperar. Numa bacia, deixar marinar por duas horas. Reforgar a carne em uma panela, com óleo. Tampar e deixar por cerca de meia hora, até corar. Deixar secar. Porção para quatro pessoas.

O arroz

Refogar o arroz no óleo e no tempero e acrescentar a água, até cozinhar (se precisar, pingar mais água durante o cozimento). O arroz vermelho não ficará soltinho.

A abobrinha

Lavar a abobrinha, cortá-la e refogá-la com óleo e tempero. Acrescentar água, tampar a panela e deixar cozinhar por cerca de 20 minutos.

Pernil com abobrinha e o tradicional arroz vermelho, ícone das identidades gastronômicas da Serra do Cipó

*Receita fornecida por Elza Ferreira Siqueira, da Serra do Cipó para o Projeto Sabores de Minas

Simples e irresistível

Professor Juquinha ainda perambula pelos caminhos do Cipó. Ensinou a arte da vida, da natureza, do estar só. O guardião da serra está lá, sorrindo como nunca. A estátua da artista plástica Virgínia Ferreira, em homenagem ao andarilho, com três metros de altura, está sobre um platô, no caminho para Conceição do Mato Dentro, com vista para o infinito. Entre montanhas de poesia e de gente simples, dona Elza Ferreira Siqueira, de 53 anos, cruzou nosso caminho.

Nascida e criada em Santana do Riacho, se dedica à arte de cozinhar. “Gosto de fazer minha comidinha simples, no fogão a lenha”, diz ela. É nas mesas do bar que administra, ao lado do marido, Zé Siqueira, que as pessoas provam do seu tempero (Bar e Mercearia Soberbo, rua Soberbo, 30, Santana do Riacho). E, sem demorar muito, a comida chega, quentinha. A especialidade: pernil de panela, com abobrinha e arroz vermelho (colhido na própria região).

Mas há ainda muito o que comer. Dona Elza também faz frango ao molho pardo e uma costelinha com mamão, dos deuses. Com tanta receptividade e amor naquilo que faz, o resultado é casa sempre cheia.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santana do Riacho está localizado no Território Espinhaço/Garimpo

EA/TG – ESPINHAÇO/GARIMPO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments