Palitos de peixe fritos: harmonizando com cerveja - Territórios Gastronômicos

Palitos de peixe fritos: harmonizando com cerveja

Prepare essa receita fácil e deliciosa de peixe frito e harmonize com cerveja artesanal. Confira as sugestões do chef Juliano Caldeira!

Prepare essa receita fácil e deliciosa de peixe frito e harmonize com cerveja artesanal. Confira as sugestões do chef Juliano Caldeira!

Palitos de Peixe Fritos

Ingredientes:

  • 500 gr filé peixe ( Tilapia ou Aruana)
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 limão
  • 50 gr farinha trigo
  • 1 ovo
  • 50 ml leite
  • 50 gr farinha panko ou farinha de rosca

Modo de preparo:

Corte o peixe em tiras grandes, tempere com limão, sal e pimenta.

Em seguida passe para o empanado, passe no trigo, ovos/leite, farinha panko.

Frite em imersão com óleo quente por 5 minutos

Harmonizando

A dica de estilo da Cerveja de hoje é Berliner Weiss, Claras, leves, refrescantes, bem carbonatadas e ácidas. Originário de Berlim, na Alemanha, o estilo é a bola da vez e vem conquistando paladares ávidos por novidades e acidez. O estilo já ganhou o coração dos cervejeiros.

A acidez, que pode lembrar iogurte ou até mesmo limão, deve ser perceptível no aroma. As características do trigo podem aparecer através de um leve aroma de pão, já os lúpulos não devem estar presentes.

A principal característica do sabor das Berliner Weisse é a acidez lática e a grande refrescância proveniente da alta carbonatação. O corpo é baixo, assim como o amargor. Caso haja adição de frutas, elas devem aparecer no aroma e sabor.

Harmonização:

Para essa harmonização, a acidez e sabor cítrico de limão e morango, vão completar nosso prato. E como se você pingasse “gotas” acidas sobre o peixe.

A dica de hoje é a Cerveja Falke Berliner Weiss, de origem alemã, o estilo Berliner Weisse, tem uma coloração avermelhada, devido à adição do suco de frutas: amora, framboesa, blueberry e morango. “É uma cerveja superequilibrada, o doce se mistura com o ácido, o que a torna balanceada e leve”, comenta Falcone. A Grad. Alcoólica é 4,9% e tem ganhado fãs por todo Brasil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments