Dia do Ovo, o coringa da gastronomia - Territórios Gastronômicos

Dia do Ovo, o coringa da gastronomia

Já parou para pensar na importância do ovo para a gastronomia? Ele é essencial em várias receitas que vão de simples a sofisticadas. Confira na reportagem.

Dia do Ovo

Já parou para pensar na importância do ovo para a gastronomia? Ele é essencial em várias receitas que vão de simples a sofisticadas. Confira na reportagem.

Por Isabel de Andrade*

O ovo é um coringa na gastronomia. O alimento é completo, versátil. Dele, se utiliza tudo: a gema, a clara e até a casca, que é fonte de cálcio. Dada tamanha importância, desde 1996, ele tem um dia só dele no calendário de datas comemorativas, dia 8 de outubro. A iniciativa partiu da Comissão Internacional do Ovo para divulgar os benefícios do alimento.

A professora de Gastronomia Rosilene Campolina diz que o ovo é mágico. “É um alimento altamente nutritivo e completo, muito rico em proteínas e vitaminas”, comenta. Ele é utilizado em receitas salgadas e doces. Além da omelete, há várias formas de se preparar o ovo sozinho. Tem o ovo mollet, com a gema mole. Tem o ovo pochê, preparado na água quente. Tem o ovo cocotte, feito em uma panelinha ou ramequim.

Dia do Ovo
O ovo pode assumir o papel de protagonista ( Foto: Pixabay)

Mesmo quando não assume o papel de protagonista, o ovo se torna um importante coadjuvante em várias receitas. Ele é usado, por exemplo, no preparo do bife à milanesa para empanar a carne. As claras do ovo são indispensáveis na moussi. O que seria do bolo sem os ovos? Outra utilidade desse coringa é como espessante para molhos e glacês.

Curiosidade: o que o ovo tem a ver com o chapéu do chef?

A importância do ovo para a culinária mundial é indiscutível e começa na cabeça. Sim. Rosilene explica que o chapéu do chef tem 100 dobras. Já parou para pensar o que isso significa? Bom, as dobras representam as 100 formas diferentes que o chef tem de preparar um ovo. Imagine! Uma centena de formas de se preparar receitas com um único ingrediente.

Rosilene Campolina lembra que o ovo é muito importante para as receitas típicas da culinária mineira. Ele entra no preparo do tropeiro, tutu, ambrosia, fubá suado, do tradicional pão de queijo … a lista é extensa. A professora explica que o mineiro herdou muito da gastronomia portuguesa, que valoriza bastante os ovos. “O ovo é muito importante para a nossa culinária mineira dada essa influência. E nós, mineirinhos, adoramos um ovo também. Um arrozinho com feijão, bife de porco e um ovo frito é tudo de bom. Mineiro gosta muito, principalmente do ovinho caipira”, comenta ela.

“Alegria é ter um ovo. É o que não pode faltar na minha cozinha. Com o ovo, você faz pratos mágicos.” Rosilene Campolina.

Dia do Ovo
O ovo não pode falta na cozinha da professora de Gastronomia Rosilene Campolina ( Foto: reprodução Instagram)

Ovo: do simples ao sofisticado

O ovo é essencial em receitas simples e também sofisticadas. Entre elas, souflé, steak tartare e a massa à carbonara, em que o molho é feito praticamente só com ovo. Rosilene conta que a trufa, um dos pratos mais chiques da gastronomia, é acompanhada por um ovo com a gema mole. A professora provou a iguaria durante o Festival de Trufas em Alba, na Itália, e não economiza elogios. “Eu gosto muito dessa simplicidade e dessa sofisticação que o ovo traz”, fala.

Dia do Ovo
Rosilene Campolina costuma utilizar a casca do ovo como sementeira ( Foto: divulgação)

Além da utilização no preparo dos pratos, Rosilene dá um uso sustentável às cascas do ovo. Elas se transformam em sementeiras. A professora costuma cultivar sementes dentro delas. Depois, leva tudo para o canteiro e a planta já tem um adubo garantido por meio do cálcio presente na casca. É por essas e outras que o ovo é um alimento tão especial. Nunca é demais lembrar que dele tudo se aproveita. E sem ele, a gastronomia não seria a mesma. “Alegria é ter um ovo. É o que não pode faltar na minha cozinha. Com o ovo, você faz pratos mágicos”, finaliza Rosilene Campolina. A ele, a nossa reverência. Feliz Dia do Ovo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 1
Views:
784
Article Categories:
Ingredientes e Utensílios
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments