Canudinhos de Araxá - Territórios Gastronômicos

Canudinhos de Araxá

Araxá, a terra de Dona Beja é também conhecida internacionalmente por seus doces maravilhosos. Conheça a receita dos famosos canudinhos com fios de ovos.

Araxá, a terra de Dona Beja é também conhecida internacionalmente por seus doces maravilhosos. Conheça a receita dos famosos canudinhos com fios de ovos.

Canudinho Maria de Baltazar

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

(foto: Beto Magalhaes)
Canudinhos com fios de ovos: Receitas de Araxá- MG (foto: Beto Magalhaes)

Ingredientes:

Para a massa

  • Meio quilo de farinha de trigo
  • 1 concha de óleo (100 ml)
  • 4 ovos
  • 1 colher (café) de sal
  • Água filtrada

Para o doce de leite

  • 4 litros de leite
  • 1 litro de açúcar cristal

Para os fios de ovos

  • 2 dúzias gemas de ovos caipiras
  • 2 kg de açúcar refinado
  • Água

Material:

Pedaços de cana-da-índia ou rolinhos de alumínio para fazer canudinho (vendidos em lojas especializadas))

Preparo:

Para a massa, misturar e amassar os ingredientes com água, até soltar das mãos.

Para o doce, levar os ingredientes ao fogo, em um tacho ou panela, mexendo por cerca de uma hora ou até dar o ponto, que pode ser testado colocando um pouco do doce em um prato.

Caso o doce não escorra quando o prato for virado, está no ponto.

Para fazer os fios de ovos, passar as gemas por duas peneiras ou coadores e colocá-las em um bico de confeiteiro (de menor abertura, para que os fios fiquem bem finos).

Em uma panela, ferver o açúcar.

Enquanto a calda estiver no fogo, espremer as gemas e, à medida que forem formando os fios, passá-los na água fria e deixá-los escorrer.

A montagem

Abrir a massa com um rolo e cortar em tiras de cinco centímetros de comprimento.

Enrolar os pedaços da massa em vários cilindros de cana-da-índia ou alumínio, que servirão para modelar o canudinho, usando clara de ovo para colar as extremidades.

Pôr os rolinhos para fritar em óleo quente.

Depois de frito, retirar o canudinho dos cilindros e recheá-los com o doce de leite.

Nas pontas do canudinho, pôr os fios de ovos.

*Receita fornecida por Maria de Fátima Santos, de Araxá para o Projeto Sabores de Minas

(foto: Beto Magalhaes)
(foto: Beto Magalhaes)

Nossa doce aventura se aproxima do fim ao lado de mais uma prazerosa companhia. Antes de pôr o pé na estrada, uma visita à casa de Maria de Fátima Santos, que tem um xodó especial pela receita que ensina.

Conhecida em Araxá como filha de Maria de Baltazar, Fatinha é só orgulho quando se lembra da mãe, falecida há pouco tempo. Foi dela que herdou os segredos do famoso canudinho com fios de ovos, um doce que exige delicadeza e sensibilidade no preparo e na degustação.

Fatinha trabalha sempre à tarde e, por isso, só faz o doce por encomenda, o que já não é pouco. Enquanto prepara os canudinhos, ela alimenta a saudade com as lembranças da mãe, presentes até nos utensílios usados para fazer o doce: o tacho de cobre, o saco de confeiteiro em couro, a panela com três bicos na parte inferior, para fazer os fios de ovos, e dezenas de pedaços de cana-da-índia para enrolar a massa.

A cana-da-índia exige atenção especial, como ensina Fatinha: “Quando a pessoa for usar os rolinhos pela primeira vez, deve lixar as pontas, lavar bem e fritá-los em três óleos diferentes, por oito minutos”. Os canudinhos podem ser congelados sem que isso afete o sabor, o que permite a Fatinha enviá-los a clientes de todo o país, e até para o exterior. “Já mandei para Rondônia e para os Estados Unidos”, conta.

Entre canudinhos e conversas, a viagem termina repleta de belas histórias de famílias e de gente apaixonada pela cozinha. Com doces sabores na bagagem, nos despedimos da terra de Dona Beja.

Até a próxima!

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Araxá está localizado no Território Cerrado/Araxá

EA/TG – CERRADO/ARAXÁ

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments