Lombinho na cerveja: receita da rota cervejeira de Santo Antônio do Leite - Territórios Gastronômicos

Lombinho na cerveja: receita da rota cervejeira de Santo Antônio do Leite

Acompanhe na coluna da Milsane mais um atrativo turístico gastronômico de Minas Gerais e aprenda uma deliciosa receita de Santo Antônio do Leite: Lombinho na cerveja com rapadura e purê de batata

Acompanhe na coluna da Milsane mais um atrativo turístico gastronômico de Minas Gerais e aprenda uma deliciosa receita de Santo Antônio do Leite: Lombinho na cerveja com rapadura e purê de batata

Mais Leite pra vocês – essa Vila Colonial cheia de personalidade

Por: Milsane Sebastião*

Capela de Santos Reis

A Rota cervejeira de Santo Antônio do Leite já é uma realidade. Com vários estilos e alguns produtores, podemos dizer que o Leite já pode produzir uma experiência nesse assunto, afinal, alquimia é uma vocação natural do lugar.

O Leandro Costantino, produz artesanalmente jóias em prata, hidromel e cerveja, Argentino de Rio Cuarto, Cordoba, desembarcou no Leite há mais de 14 anos e há cinco iniciou a produção que traz em sua carta estilos como Ipa, Ale, Lager, stout e Porter, provados e aprovados por apreciadores e bons entendedores da bebida.

Seus rótulos, estampam a obra dos artistas Thiago Alvim de Ouro Preto e Willer Bontempo de São Bartolomeu, numa proposta de associação de talentos locais.

É Leandro que, pessoalmente, produz a cerveja e se você for ao Leite pode visitar a cervejaria guiada pela Lili, uma Colombiana ligada às artes e à produção dos quintais que também escolheu morar no Leite e tem um Chalé, o Canto La Primorosa que hospeda pessoas que querem viver as experiências locais.

No Sebastião desenvolvemos pratos com molho de rapadura e a cerveja lager da Cervejaria Los Bárbaros do Leandro.

Vamos a receita:

Lombinho na cerveja com rapadura e purê de batata

Acervo Sebastião

Ingredientes

1 Lombinho
1 Cebola
Alho a gosto
Sal a gosto
Rapadura
Manteiga
Pimenta do Reino
2 copos de Cerveja Lager
1 colher de mostarda
1 ramo de alecrim

Modo de Fazer

Tempere o Lombinho com alho, sal, pimenta, cebola, meio raminho de alecrim macerado, um copo da cerveja Los Bárbaros e reserve para marinar.

Após 1h sele o Lombinho da seguinte forma, numa wok coloque manteiga e a rapadura, espere esquentar bem e derreter até caramelar, aí passe o Lombinho cortado em tornedor, 2 por vez até selar e caramelizar todos eles.

Reserve.

Com o que ficou no fundo da panela, refogue o alho e a cebola bem picados junte 2 colheres de rapadura uma de manteiga e o copo de cerveja, polvilhe 2 colheres de farinha de trigo no filé, quando o molho estiver fervendo coloque o filé tampe e deixe cozinhar por aproximadamente 10.

Sirva com purê de batatas. Fica delicioso!

Milsane Sebastião: Foto arquivo pessoal

*Milsane Sebastião é Publicitária, autora das Cozinhas Sebastião – Sabará . Leite e Ouro Preto.

Incentivadora da Produção Local dos lugares onde atua e do turismo a partir da Culinária.

Pesquisadora das influências dos povos na cozinha de Minas.

Contatos: 31 98409-7949
Leandro Los Bárbaros Cervejaria:

Lili Guia da Rota da Cerveja: 31 99890 4847

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o distrito de Santo Antônio do Leite em Ouro Preto está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments