Queijo d'Alagoa: um bom exemplo de desenvolvimento econômico e social regional pela gastronomia - Territórios Gastronômicos

Queijo d’Alagoa: um bom exemplo de desenvolvimento econômico e social regional pela gastronomia

O Queijo D’Alagoa, um empreendimento pioneiro na comercialização de queijos artesanais mineiros completa 12 anos. Conheça um pouco dessa história que transformou a vida dos pequenos produtores locais e participe da promoção de aniversário.

O Queijo D’Alagoa, um empreendimento pioneiro na comercialização de queijos artesanais mineiros completa 12 anos. Conheça um pouco dessa história que transformou a vida dos pequenos produtores locais e participe da promoção de aniversário.

Veja Também: Queijo Araucária – serie especial de queijo d’Alagoa com movimento de preservação ambiental

HISTÓRIA COM FINAL FELIZ

Como Alagoa, um pequeno município do Território da Mantiqueira em Minas Gerais, se tornou exemplo de desenvolvimento regional, com iniciativas simples e eficientes, a partir da tradição local da produção de queijos artesanais

O senhor Jeremias Sene era tropeiro, empilhava os queijos embrulhados em folhas de bananeira dentro de balaios de bambu, colocava-os em cima do lombo dos burros e atravessava a Serra da Mantiqueira por trilhas e caminhos rudimentares para vender os queijos no Vale do Paraíba-SP, e por vezes, em Resende-RJ.

Os anos passaram. Os tempos evoluíram.

Osvaldo Martins de Barros Filho, o Osvaldinho do Queijo D`Alagoa

Seu bisneto, Osvaldo Martins de Barros Filho tornou-se tropeiro digital ao fundar a Queijo D’Alagoa-MG em 2009 para ajudar o Sô Batistinha, produtor de queijo que na época enfrentava dificuldades pra escoar a produção, pois a pessoa que comprava seu queijo pagava um preço irrisório e tinha a bárbara coragem de dar um cheque para 40 dias.

Isso mudou.

Atualmente diversas famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras da Queijo D’Alagoa-MG e contam com este sério trabalho para sobreviverem.

A Queijo D’Alagoa-MG é pioneira na venda de queijo pela internet e na entrega de queijos artesanais em todo o país. Através dos Correios e transportadoras a empresa entrega de Norte a Sul do Brasil.

No início de tudo o PROPÓSITO era ajudar o Sô Batistinha com os queijos. Com o passar dos anos ficou notório que a MISSÃO foi muito além!

O negócio virtual da Queijo D’Alagoa-MG iniciou uma transformação social no município de Alagoa:

– reconhecendo a importância do produtor e agregando valor ao produto;

– preservando a história, cultura e tradição;

– movimentando a economia local;

– fomentando o turismo e promovendo Alagoa como destino turístico;

– mantendo a agência dos Correios aberta com o contrato de postagem.

MÊS DO QUEIJO E VAGA DE DEGUSTADOR PARA CELEBRAR ANIVERSÁRIO DA QUEIJARIA

2.png

Conheça as ações que a Queijo D’Alagoa-MG preparou para comemorar os 12 anos

Novembro – Neste mês a Queijo D’Alagoa-MG, no sul de Minas, completa 12 anos e transformou o Mês de Novembro no Mês do Queijo concedendo o Cupom de Desconto QUEIJO12 para ser usado até 30/11 no site.

Além do desconto durante todo o mês de novembro também foi aberta uma vaga para Degustador(a) de Queijo. Não precisa de experiência, pode trabalhar em casa e não precisa de enviar currículo. O recrutamento será por sorteio no instagram.

SERVIÇO

@queijodalagoamg

Site: www.queijodalagoa.com.br

Instagram: www.instagram.com/queijodalagoamg

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Alagoa está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments