Bares: como retomar o crescimento do setor

Inovação, gestão e gastronomia são ingredientes fundamentais para a retomada do crescimento da economia do setor na capital mineira. Esse é o tema do 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac. As inscrições estão abertas.

Fígado com jiló

Inovação, gestão e gastronomia são ingredientes fundamentais para a retomada do crescimento da economia do setor na capital mineira. Esse é o tema do 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac. As inscrições estão abertas.

Por Isabel de Andrade*

Já ouviu dizer que Belo Horizonte não tem mar, mas tem bar? Brincadeiras à parte, o bar é um espaço que ocupa um lugar de destaque na capital mineira. Isso não é segredo para ninguém. E esse será um dos temas centrais do 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac, que será realizado de forma online e totalmente gratuita nos dias 5 e 6 de novembro.

O segmento dos bares foi altamente impactado pelas medidas de isolamento social impostas pela pandemia desde março de 2020. E há que se pensar em estratégias que coloquem novamente o setor em lugar de destaque. Para discutir essas e outras questões, vários profissionais vão se reunir durante o encontro.

Bar do Orlando
Bar do Orlando: um dos bares mais tradicionais da capital mineira ( Foto: reprodução Instagram)

Inovação, gestão e gastronomia

Os pilares do 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac serão inovação, gestão e gastronomia. O evento contará com conferências que abordam temas relevantes e atuais sobre gastronomia. O encontro é um incentivo à educação permanente e à participação em atividades voltadas para a solução de problemas.

Bar da Lora
Mix da Lora: um dos petiscos que fazem muito sucesso no tradicional Bar da Lora, no Mercado Central ( Foto: reprodução Instagram)

As discussões serão também importantes instrumentos importante para a formação dos alunos e futuros profissionais. As inscrições gratuitas podem ser feitas pela plataforma Sympla. A transmissão do evento será pelo canal do Senac no YouTube.

“Estamos no 4º Encontro Integrado das Faculdades Senac, reforçando nosso compromisso com o tripé da educação superior, ensino-pesquisa-extensão. Toda a expertise do Senac no segmento da Gastronomia se consolida nesse encontro, em que compartilhamos com a sociedade toda nossa produção de conhecimento acadêmico científico, sendo eles pesquisas, projetos e ações executadas, num movimento de valorização e fomento da pesquisa na Gastronomia”, afirma o coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do Senac em BH, Rafael Teixeira de Mattos.

Para a coordenadora do Núcleo de Extensão e Iniciação da Faculdade Senac em Contagem, Francielle Rodrigues Souza, os temas são fundamentais para os alunos que buscam ampliar seus conhecimentos.

“O 4º Encontro Integrado promove a inclusão da comunidade acadêmica no âmbito da pesquisa e extensão. O evento visa também fortalecer os projetos da iniciação científica e extensão fomentando os discentes a ampliarem seu aprendizado por meio da pesquisa bem como na consolidação de conhecimento que as temáticas do evento propiciarão”, comenta Francielle.

Dê uma olhada na programação:

05/11 (sexta-feira)
17h15 – Abertura oficial
17h30 – Conferência A centralidade do Bar para a economia mineira: gestão, inovação e empreendedorismo em tempos de pandemia – Ricardo Rodrigues – Conselheiro Consultivo da Abrasel em Minas Gerais e Diretor do restaurante Maria das Tranças.
18h30 – Conferência Gastronomia em Belo Horizonte: dados e fatos sobre o setor – Maria Thereza Saez Magalhães – Gerente de Estudos e Pesquisa e Coordenadora do Observatório do Turismo de Belo Horizonte na Belotur.

06/11 (sábado)
9h – Mesa Redonda: Impacto do título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO na economia dos bares da capital mineira. Convidados: Ana Gabriela Milagres Moreira Baeta Ale – Gerente de Marketing Turístico da Belotur; Fernanda Heloise Fonseca – Superintendente de Marketing Turístico da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG) e Henrique Gilberto – chef executivo na Rullus Buffet.
– Mediadora: Carolina Figueira da Costa – Historiadora da Alimentação/Docente do Senac em Minas
10h: Mesa Redonda: Bar em Bar: gestão de eventos gastronômicos e empreendedorismo nos estabelecimentos de pequeno e médio porte Festival Bar em Bar. Convidadas: Adriana Queiroga – Diretora Executiva Abrasel; Maria Eulalia Araújo – Sócia-fundadora do Comida di Buteco e Diretora de Operações do Comida di Buteco Produções Gastronômicas.

Atuação do Senac em Eventos Gastronômicos:
– Bárbara Costa – Coordenadora de Eventos do Senac
Mediadora: Kleinia Anjos Viana – Docente do Senac
11h – Exposição dos Painéis Científicos
11h30 – Cozinha Show: Sanduíche de barriga de porco empanada, picles de jiló, mostarda de abóbora e salsa verde com Mandiopan. Convidado: Marcus Vinícius de Carvalho Monteiro – Docente do Senac

Serviço:
4º Encontro integrado das Faculdades Senac
Data: 5 e 6/11
Inscrições gratuitas pelo Sympla
Transmissão pelo canal do Senac no YouTube

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
411
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments