Alergia com alegria: receitas da Maria- Biscoitos de avelã com chocolate

Acompanhe a nossa nova colunista e chef mirim Maria Clara, e aprenda deliciosas receitas para que tem alergia a lactose e alguns outros ingredientes

Acompanhe a nossa nova colunista e chef mirim Maria Clara, e aprenda deliciosas receitas para que tem alergia a lactose e alguns outros ingredientes

Nova colaboradora do Territórios Gastronômicos

Com muita alegria trazemos a você amigo da cozinha, a mais nova colaboradora do nosso site. Maria Clara ou simplesmente Maria como ela mesma gosta de ser chamada, com apenas 8 anos de idade e ha 2 anos cozinhando com a mãe, já ;é uma atração no Youtube e nas redes sociais com sua alegria e competência para desenvolver receitas para alérgicos como ela. Com apoio de sua mãe que também é sua produtora, Maria driblou as dificuldades alimentares que surgiram em sua vida ainda bebê, e prepara deliciosas receitas salgadas e doces. Acompanhe a partir de hoje semanalmente a coluna Alergia com Alegria – Receitas da Maria.

Agradecemos à chef e à sua mãe Gabi por trazermos a você essa gostosa novidade. Veja um pouco dessa história da Maria contada pela Gabi, que além de mãe coruja é produtora e grande incentivadora da cozinheira mirim.

Gabi e a filha Maria Clara

Eu sou a Gabi, mãe da Maria, e queria falar um pouquinho de como tudo começou. A alergia da Maria Clara foi diagnosticada quando ela tinha 1 ano e 3 meses. Inicialmente perdi o chão na dúvida sobre como seria a alimentação dela, da dificuldade de encontrar os alimentos, como seria a sua socialização (aniversários, escolinha, etc) além do tanto de vontade que iria passar vendo os amigos comerem o que ela não pode.

O começo foi bem difícil, numa grande busca em como atender as necessidades dela. Aos poucos o primeiro impacto passou e as informações foram chegando, conversando com um e com outro fui encontrando os locais e os melhores alimentos para ela. Mas mesmo assim, diante da minha pouca habilidade na cozinha ainda tinham comidas que até pouco tempo ela não tinha experimentado.

Maria é alérgica a Leite, Castanha de caju e Castanha do Pará. Então até mesmo a alimentação vegana não adaptava perfeitamente nas necessidades dela, vez que tem como base a castanha de caju.

Um certo dia, ela, com toda desenvoltura e positividade que lhe é peculiar hahahah, me pediu para fazer um canal no youtube e assim o fiz. O primeiro vídeo, que está lá, foi fazendo um belo mexidão, uma das minhas poucas especialidades ???‍♀️? hahah

E ela sempre perguntava, mamãe posso essa comida? E quando ela não podia, ela pedia, podemos tentar fazer em casa?

Aí juntando a vontade de ser YouTuber e de comer comidas gostosas criamos o canal para ajudar quem também passa por esse tipo de necessidade e dificuldade.

Maria é uma criança muito alegre e resignada mas como toda criança quer se sentir parte do grupo e com esse canal ela faz parte de um todo. E assim, podemos mostrar que a alergia pode, e deve, ser vivida com muita alegria comendo comidas gostosas e ao alcance de todos!

Ajuda a gente! Compartilha aí com os amigos que podem se beneficiar com as receitas!! ?

Obrigada a todos por estarem aqui! E que possamos trazer muita alegria pra vida de todos, principalmente pelo momento que estamos vivendo! Beijos!!

RECEITAS DA MARIA: Biscoitos de avelã com gotas de chocolate

Biscoitos de avelã com gotas de chocolate

Ingredientes
1 xícara de Avelã tostada ou pasta de avelã pronta (pode usar qualquer outra oleaginosa levemente tostada – já fizemos com amêndoa e ficou uma delícia – só deixar alguns minutos no forno ?)
100 gramas de Tâmara sem caroço (cerca de 5 unidades)
2 colheres de sopa de Farinha de Linhaça
2 colheres de sopa de Água
1 colher de café de Fermento
50 gramas de Gotas de Chocolate (utilizamos o da @sosalergiainstitucional @sosalergiabh)

Preparo
Misture a linha e a água e reserve.
Triture as avelãs no processador até formar uma pasta. Adicione as tâmaras e continue processando. Na sequencia, acrescente a mistura de linhaça e o fermento. Misture até incorporar.
Faça bolinhas com a massa, amasse com um garfo ou colher e coloque em um tabuleiro coberto com papel manteiga.
Forno pré aquecido a 150 graus por cerca de 8/12 minutos. Fique atento pois o tempo depende muito do forno.

Veja o vídeo da receita: Biscoito de avelã com gotas de chocolate

@alergiacomalegria

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments