Público de volta ao Festival da Jabuticaba - Territórios Gastronômicos

Público de volta ao Festival da Jabuticaba

Começa hoje o 35° Festival da Jabuticaba de Sabará. O público volta ao evento depois de dois anos.

Festival da Jabuticaba de Sabará

Começa hoje o 35° Festival da Jabuticaba de Sabará. O público volta ao evento depois de dois anos.

Por Isabel de Andrade*

Começa hoje e vai até o dia 21 de novembro o tradicional Festival da Jabuticaba de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. O evento é motivo de comemoração, já que será retomado com a presença do público após dois anos devido ao isolamento social.

Em função da pandemia, o festival terá o público limitado. Além disso, o protocolo sanitário será seguido à risca para preservar os participantes. Para ter acesso ao espaço é necessário retirar o ingresso gratuito no Sympla.

Festival da Jabuticaba de Sabará
A professora de Gastronomia Rosilene Campolina e o chef Eloi Moreira já iniciaram os trabalhos participando como jurados da escolha do produto inovação do 35° Festival da Jabuticaba de Sabará (Foto: divulgação)

A 35ª edição do Festival será realizada no Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino. Uma das atrações serão os estandes com os produtos derivados da jabuticaba. São geleias, cachaça, doces, molhos, entre outros. No espaço onde será realizado o festival, também haverá barracas para a comercialização da fruta in natura.

Festival da Jabuticaba de Sabará
Alguns dos vários produtos fabricados a partir da jabuticaba ( Foto: reprodução Instagram)

Vários chefs foram convidados para conduzir a Cozinha Show. Eles vão preparar pratos que levam a jabuticaba como ingrediente. E o público também poderá conferir as atrações culturais.

Festival da Jabuticaba de Sabará
O chef Caio Soter já esteve entre os chefs convidados para conduzir a Cozinha Show em festivais anteriores ( Foto: reprodução Instagram)

Economia aquecida

O Festival da Jabuticaba não ficará restrito ao Centro Administrativo. Pousadas, hotéis, restaurantes e bares de Sabará se prepararam também para receber o público com pequenos eventos que giram em torno da fruta e vão até o dia 12 de dezembro.

A jabuticaba é considerada o ouro de Sabará. A fabricação de produtos derivados da fruta movimenta a economia da cidade e gera renda para várias famílias.

A atividade é organizada e os fabricantes se uniram na Associação de Produtores de Derivados da Jabuticaba de Sabará. Juntos, eles já criaram cerca de 30 produtos derivados da fruta.

O festival contribui muito para a economia da cidade, de acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Alves. “Acredito que, com mais esta edição, vamos fortalecer e impulsionar ainda mais o festival, que tem sido um instrumento para o desenvolvimento econômico e social de toda a cadeia produtiva em caráter permanente, durante todos os dias do ano”, finaliza.

Festival da Jabuticaba de Sabará
Vários produtos que têm como ingrediente a jabuticaba estarão expostos nos estandes durante o festival ( Foto: reprodução Instagram)

Confira a programação para o fim de semana e o feriado de segunda-feira:

12/11/2021 (sexta-feira)
20h – JHM

13/11/2021 (sábado)
10h – Cozinha Show
11h – Resultado dos Concursos Melhor Licor, Geleia, Produto Inovação e Prato
13h – Lylah
14h – Cozinha Show
16h – Cozinha Show
18h – Simplesmente Vander Lee

14/11/2021 (domingo)
10h – Cozinha Show
13h – Trio Allegro
14h – Cozinha Show
16h – Cozinha Show
18h – Kfé & Viola

15/11/2021 (segunda-feira, feriado)
10h – Cozinha Show
13h – Cor do Choro
14h – Cozinha Show
16h – Cozinha Show
18h – Braba

Serviço:
35° Festival da Jabuticaba de Sabará
Site: festivaldajabuticabasabara.com.br
Instagram: @festivaldajabuticabasabara
Contato: (31) 3671-1403 – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
586
Article Categories:
Acontece
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments