Batata em formato de sanfona - Territórios Gastronômicos

Batata em formato de sanfona

Batata Hasselback: experimente fazer essa receita diferente.

Batata sanfonada

Batata Hasselback: experimente fazer essa receita diferente.

Por Isabel de Andrade*

Você conhece a batata Hasselback? Originalmente, a receita veio da Suécia. Lá, ela é preparada somente com manteiga e sal.

A batata é cortada em tiras bem fininhas, de aproximadamente três milímetros. Quem ensina a preparar a receita é a chef Cláudia May, do perfil Na Cozinha com Claudinha.

Fica uma delícia. Pode servir como petisco para um happy hour ou até mesmo como acompanhamento”, indica a chef Claudinha.

Batata sanfonada
Foto: reprodução Instagram

Batata Hasselback

Ingredientes:
3 batatas grandes (média de uma por pessoa)
Manteiga derretida: 4 colheres de sopa
Alho: 2 dentes triturados
Ervas secas como manjericão e orégano: 1 e 1/2 de colher de chá
Sal, alecrim e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com água o suficiente para cozinhar as batatas. Acrescente 1 colher de sopa de sal na água. Assim que começar a ferver coloque as batatas com casca. Aguarde 15 minutos até que estejam al dente.

Enquanto isso, misture bem o alho triturado e a manteiga até o ponto de uma pastinha. Adicione os temperos secos e o sal. Mexa novamente. Reserve.

Assim que der o tempo do cozimento das batatas, retire-as da água. Passe-as em água corrente fria para interromper o processo de cozimento. Muito importante: as batatas não podem ficar moles, senão você não vai conseguir fazer os cortes.

Faça os cortes nas batatas. Você deve parar o corte aproximadamente 2 centímetros antes do final da batata. Uma dica é colocar o cabo de uma colher de pau em cada lateral da batata. Assim, ele vai impedir que o corte se aprofunde.

Unte uma assadeira com um fio de azeite. Coloque as batatas no tabuleiro. Tempere-as com a pastinha e com alecrim. Leve-as ao forno preaquecido 200°C por aproximadamente 40 minutos.

Serviço:
Instagram: @nacozinhacomclaudinha

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
686
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments