Sorvete de casquinha: harmonizando com cerveja - Territórios Gastronômicos

Sorvete de casquinha: harmonizando com cerveja

Aprenda uma deliciosa receita de sorvete com casquinha e calda vermelha e faça uma inusitada harmonização com cerveja. Confira!

Aprenda uma deliciosa receita de sorvete com casquinha e calda vermelha e faça uma inusitada harmonização com cerveja. Confira!

Casquinha chocolate com sorvete

Por: Juliano Caldeira*

Ingredientes Casquinha

  • 100 gr chocolate meio amargo (fracionado)
  • 1 molde plástico redondo
  • 1 pitada de flor de sal
  • 1 bola sorvete de creme

Modo de preparo:

Derreta o chocolate em banho maria e despeje sobre o molde até cobrir totalmente.

Leve ao congelador por 10 minutos. Após esse tempo, com muito cuidado e usando as mãos, retire o chocolate do molde e guarde no congelador até o momento do uso.

Para finalizar coloque uma bola de sorvete num prato fundo, sobre ele coloque a casquinha, uma pitada de flor de sal e regue com a calda de frutas vermelhas bem quente.

Ingredientes calda de frutas vermelhas

  • 200 gr frutas vermelhas (Morango, amoras, mirtilos, framboesas)
  • 100 ml água
  • 2 colheres (sopa) açúcar mascavo

Modo de preparo:

Numa panela despeje as frutas cortadas e adicione água e o açúcar, deixe em fogo baixo mexendo as vezes por 20 minutos, até formar uma calda homogênea.

Harmonizando:

A dica de estilo da Cerveja de hoje é Imperial Stout. Cerveja com alto teor alcoólico, onde o amargor é equilibrado com o dulçor do malte, aroma e sabor de maltes escuros, com notas de toffee e caramelo, somado ao aroma do lúpulo de ésteres frutais (ameixas e passas), sabor de maltes tostados, chocolate amargo e cacau podem aparecer

Este estilo de cerveja mais encorpado não é daqueles para se tomar em grandes quantidades, aqui o consumo é lento, feito em temperaturas mais altas para sentir melhor aromas e sabores. Aprecie cada gole.

Harmonização:

Fazemos uma harmonização por semelhança com o chocolate da casquinha e contrate com a calda de frutas, fazendo uma mistura interessante e complementar no paladar.

A dica de hoje é a Tarin + Augustinus Tabuleiro é uma cerveja do estilo Russian Imperial Stout com 11,0% de teor alcoólico. Elaborada com uma base de malte chocolate e quilos de coco tostados em confeitaria que tem como resultado uma verdadeira cocada líquida, recebeu a adição de pimenta Habanero, que equilibra o conjunto, traz leve aquecimento e aumenta a complexidade. Cerveja não-pasteurizada. Manter Refrigerada.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
417
Article Categories:
ColunaReceitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments