Joelho de Porco: harmonizando com cerveja

Confira a receita de Joelho de Porco do chef Juliano Caldeira e faça a harmonização perfeita com cerveja artesanal

Confira a receita de Joelho de Porco do chef Juliano Caldeira e faça a harmonização perfeita com cerveja artesanal

Joelho de Porco

Por: Juliano Caldeira*

Ingredientes

  • 1 Joelho de porco fresco de 1 kg
  • 40 gr sal
  • 10 gr açúcar
  • Pimenta do reino a gosto
  • 1 Ramo de alecrim
  • 1 lt agua

Modo de preparo:

Deixe o Joelho marinando com todos os ingredientes durante 24h.

Retire do marinado e leve ao forno na menor temperatura que conseguir ( 130º), deixe por 2h.

Aumente a temperatura para 180º e deixe por mais 30 minutos. Para conseguir a pururuca, se o forno conseguir chegar na temperatura de 210º aumente e deixe por 6 minutos, caso contrario frite por imersão por 8 minutos.

Joelho de Porco: Chef Juliano Caldeira- BH

Harmonizando

A dica de estilo da Cerveja de hoje é Belgian IPA. De cor dourada a âmbar, as cervejas do estilo Belgian IPA tem a espuma bege clara, com moderada a grande formação e boa retenção. Seu aroma é de lúpulo moderado a alto, com frequentes notas de frutas tropicais e frutas com caroço. Há também a presença de aromas florais e condimentados, indicando os lúpulos europeus.

Ésteres frutados são moderados a alto e podem incluir aromas de bananas, pêras e maçãs. Já no sabor, os sabores de lúpulo são de intensidade moderada a alta, podendo refletir em variedades americanas ou do Novo Mundo de frutas tropicais, melão, cítrico, pinho ou sabores de lúpulo floral.

O amargor nestas cervejas é alto e pode ser acentuado pelos sabores condimentados derivados da levedura. A impressão geral de uma Belgian IPA é de uma IPA com frutado e caráter condimentado derivados da utilização de levedura belga. Além disso, esta cerveja tem um perfil de sabor mais complexo e pode ser mais elevada em álcool do que uma típica IPA.

Harmonização:

Nossa cerveja tem uma carga alta de maltes, deixando-a levemente adocicada, combinando muito bem com o dulçor que acompanha nossa carne de Joelho e o amargor da cerveja, que é alto, ajuda a cortar a gordura da pururuca, limpando o palato para uma nova garfada.

Dica de Cerveja:

A dica de hoje é a Belgian IPA Dragon da Cervejaria Leuven. Uma cerveja que leva Dry Hopping de lúpulo mosaic, trazendo notas frutadas e cítricas. No paladar, a sutileza da levedura belga traz notas frutadas e condimentadas em equilíbrio com o amargor de lúpulo e breve dulçor dos maltes proporcionando um sabor muito agradável e saboroso.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments