Costelinha com quiabo: 2 deliciosas receitas caseiras dessa dupla mineiríssima - Territórios Gastronômicos

Costelinha com quiabo: 2 deliciosas receitas caseiras dessa dupla mineiríssima

Aprenda 2 maneiras diferentes e deliciosas de preparar essa dupla mineiríssima de costelinha com quiabo. E ainda vai o angu pra completar. Veja as receitas garimpadas há anos pelo Projeto Sabores de Minas em duas regiões diferentes do estado.

Aprenda 2 maneiras diferentes e deliciosas de preparar essa dupla mineiríssima de costelinha com quiabo. E ainda vai o angu pra completar. Veja as receitas garimpadas há anos pelo Projeto Sabores de Minas em duas regiões diferentes do estado.

Veja Também: A matança do porco caipira em Minas Gerais

Costelinha com quiabo

Receita 1: Costela de porco com quiabo (Separados)

Da Série: Deliciosas receitas caseiras*

Costelinha com quiabo: Receita de Belo Horizonte-MG

Ingredientes:

  • 2 kg de costela de porco cortada
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • 1 colher (sobremesa) de alho socado
  • Pimenta-malagueta a gosto
  • Óleo para fritar
  • 600 g de quiabo
  • 1 colher (sopa) de alho socado
  • 6 colheres (sopa) de óleo

Preparo:

Temperar a costela com o sal, o alho e a pimenta. Deixar a carne na geladeira, coberta, de um dia para o outro. Untar uma panela com óleo e pôr a costela. Mexer até que ela solte água e doure bem. Depois de dourada, pingar água aos poucos para que ela cozinhe. Tapar a panela e, assim que a água secar, pingar mais um pouco até que a carne fique cozida. Desligar o fogo e, em outra panela, aquecer óleo suficiente para cobrir os pedaços de costela.

Pôr as peças aos poucos e retirar assim que ficarem douradas e os ossos começarem a escurecer. Lavar os quiabos e secar com um pano de prato. Retirar as pontas e cortar em rodelas. Aquecer o óleo, pôr o alho e, quando ele estiver frito, pôr o quiabo. Desligar o fogo quando o quiabo estiver mais escuro. Servir a costela com o quiabo.

*Receita fornecida por Vera Lizardo Dias, do Bairro Esplanada (BH), para o Projeto Sabores de Minas

Sabores do dia-a-dia

Ao longo do tempo, a mulher lutou e alcançou seu espaço na sociedade. Trabalha fora, algumas optam por não ter filhos, outras por não se dedicar aos afazeres da casa sem serem criticadas por isso. As mais feministas até fazem cara feia quando é atribuída à mulher a tarefa de ir para o fogão. Ainda assim, há quem assuma com muito orgulho a função. É o caso de Vera Lizardo Dias, que se considera uma “doméstica assumida”.

“Cozinho, faço bordado, crochê e não tenho vergonha disso.” E é por tanto amor às atividades do lar que a comida de dona Vera é a preferida dos filhos e netos, principalmente quando o assunto é a comidinha corriqueira, aquela que o mineiro conhece bem. Não falta quiabo refogado, angu partidinho, arroz soltinho, feijão bem temperado e costela frita, sequinha. Pratos que, para ela, não há ciência que explique, mas sim a sensibilidade e, é claro, preciosos segredos.

Para que a sobra de carne não perca o sabor de um dia para o outro, dona Vera ensina que deve ser retirada toda a água que há na panela. “Aqui, aproveito tudo. Se sobrar carne, eu a deixo secar na panela e guardo. Depois, uso para incrementar outro prato”, diz. Refogados de legumes ganham sabor com esses truques, como no caso do quiabo que ela prepara com maestria e arranca suspiros e recordações dos filhos, que já não moram na mesma casa.

Aprendizado que a prática ensina e o paladar agradece.

Receita 2: Costelinha com quiabo (Misturados)

Costelinha com quiabo: Receitas de Ubá-MG

Ingredientes:

  • 1,5 kg de costelinha suína em pedaços
  • 2 kg de quiabo
  • cebolinha a gosto
  • Tempero caseiro de alho e sal a gosto
  • 2 copos de óleo
  • 1 colher(sopa) de vinagre
  • Suco de 2 limões
  • 1 copo de molho de soja

Preparo:

Na véspera, retirar os cabinhos antes de lavar e secar os quiabos, um a um.

Picar em pedaços pequenos e fritar no óleo, que não precisa estar muito quente

Por na panela o vinagre e deixar por aproximadamente 20 minutos

Retirar e deixar escorrer o óleo, em uma peneira forrada com papel toalha.

Reservar

Também na véspera, temperar a costelinha com uma mistura de tempero caseiro, limão, molho de soja e um pouco de água

Deixar na geladeira em um saco de plástico, com o tempero

No dia seguinte, leve a costelinha ao fogo sem o caldo do tempero, que deverá ser reservado

Com uma colher, retirar o excesso de gordura e pingar água, para que a costelinha fique bem dourada.

Quando a carne estiver macia, pôr o caldo reservado e o quiabo

Se necessário pôr mais água

Tapar a panela e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos e servir com angu e arroz

*Receita fornecida por Sandra Lúcia Ribeiro, de Ubá, para o Projeto Sabores de Minas

Amor sem Medidas

É comum ouvir dizer que amor, carinho e prazer, são temperos infalíveis na cozinha. Para quem acha que isso não passa de lugar comum, Sandra Lúcia Ribeiro, moradora de Ubá, prova, em suas paneladas que a teoria está repleta de razão.

Há 26 anos na lida do fogão, Sandra fornece, diariamente, mais de 100 marmitas a trabalhadores da cidade. E sua comida caseira agrada aos mais diferentes tipos de público: do mais rico ao mais simples.

“O pessoal gosta porque tem gostinho de comida de casa. Faço tudo com muito carinho.” Além das doses generosas de sentimento, Sandra também faz questão de atender às preferências de cada freguês. Tem o que não gosta de couve, ou o que prefere mais feijão do que arroz, o que torce o nariz para o chuchu, e por aí vai.

mas um prato preparado às quartas feiras, dificilmente desagrada. É a costelinha com quiabo, iguaria daquelas pra se comer rezando, tamanha a perfeição.

Então não se esqueça de acrescentar muito amor à lista de ingredientes.

Mapas dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Belo Horizonte está localizado no Território Central/ Região Metropolitana e o município de Ubá está localizado no Território Mantiqueira/Doces Montanhas

EA/TG – CENTRAL/REGIÃO METROPOLITANA
EA/TG – MANTIQUEIRA/DOCES MONTANHAS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments