Cozinha Solidária no Festival da Jabuticaba - Territórios Gastronômicos

Cozinha Solidária no Festival da Jabuticaba

Um prato e uma sobremesa especiais serão servidos para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o Cozinha Solidária, que faz parte do Festival da Jabuticaba de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Festival da Jabuticaba

Um prato e uma sobremesa especiais serão servidos para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o Cozinha Solidária, que faz parte do Festival da Jabuticaba de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Por Isabel de Andrade*

Um delicioso banquete está sendo preparado para encerrar as atividades do Festival de Jabuticaba de Sabará. Ele será servido durante a Cozinha Solidária nesta terça-feira, 30 de novembro, para cerca de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

O ingrediente especial do prato escolhido, é claro, é a jabuticaba. Serão servidos uma picanha suína grelhada com teriaki de Jabuticaba, arroz perfumado com gengibre frito, alho e gergelim e ratatouile com ora-pró-nobis. Para adoçar a ação, a sobremesa será o pudim de queijo canastra com compota de jabuticaba.

Quem vai comandar o preparo do banquete é chef Marlon Sérgio, do The Eat Restô. E ele contará com a ajuda voluntária da gastrônoma Madalena de Castro e dos alunos da Una Gastronomia, Gabriel Amaral e Camila Imúlia. O almoço será servido no espaço San Antônio Lounge , em Pompéu, distrito de Sabará.

Festival da Jabuticaba
Chef Marlon Sérgio comanda o Cozinha Solidária no Festival da Jabuticaba de Sabará ( Foto: reprodução Instagram)

É exercer o verdadeiro papel de ser humano e conseguir oferecer identidade social, ainda que por um momento, a pessoas que, às vezes, não conseguem ter acesso a uma refeição digna e completa. Tento levar um pouco de respeito e reconhecimento através do que sei fazer: cozinhar, cozinhar como instrumento de inclusão e aproximação dos homens”, chef Marlon Sérgio.

Cozinha Solidária é tradição

A Prefeitura de Sabará realiza o Cozinha Solidária desde o Festival do Ora-pro-nóbis. A intenção é proporcionar às pessoas em situação de vulnerabilidade social uma experiência gastronômica, servindo um prato preparado por um chef com a temática dos festivais.

Festival da Jabuticaba
Festival da Jabuticaba voltou a movimentar a economia de Sabará ( Foto: reprodução Instagram)

O 35° Festival da Jabuticaba começou no dia 12 de novembro. A programação nos estandes terminou no dia 21 de novembro. Mas, as pousadas, hotéis, restaurantes e bares de Sabará continuam recebendo o público com pequenos eventos que giram em torno da fruta até o dia 12 de dezembro.

Serviço:
Site: www.festivaldajabuticabasabara.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments