Gastronomia e turismo: as delícias de São Bartolomeu em Ouro Preto - Territórios Gastronômicos

Gastronomia e turismo: as delícias de São Bartolomeu em Ouro Preto

Viaje nesse mundo de sabores, história e natureza, que é São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto e aprenda uma deliciosa receita de Pernil com goiabada, identidade gastronômica histórica da região. Confira!

Viaje nesse mundo de sabores, história e natureza, que é São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto e aprenda uma deliciosa receita de Pernil com goiabada, identidade gastronômica histórica da região. Confira!

Gastronomia e turismo em São Bartolomeu

Por: Milsane Sebastião*

Pernil assado na goiabada cascão: Delícias de São Bartolomeu – Foto Milsane Sebastião

Em São Bartolomeu, o Sr. Tijolo mantém o legado da tradição dos doces e tem é tempo. Herdeiro de mais de 300 anos de história, Luiz, neto do Sr. Tijolo leva a tradição a risca e ajuda a preservar esse modo de fazer que é patrimônio imaterial de Ouro Preto.

Goiabada cascão: identidade gastronômica de São Bartolomeu em Ouro Preto-MG

A goiabada quente, no tacho, borbulha que dá água na boca de quem assiste o espetáculo da fornalha em chamas que costura o doce. Costura? Sim!!! Fogo com goiaba e açúcar e claro, um tanto de força na pá de pau… e de repente sai um manjar de comer rezando!

Luiz, neto do Sr. Tijolo e a produção da famosa goiabada de São Bartolomeu: preservando 300 anos de tradição

Mas nem só de doce vive São Bartolomeu e a região dos Inconfidentes, formada por uma população com uma incrível consciência ambiental, o lugarejo foi indicado para receber o título de melhor Vila do Mundo. Linda, com casinhas despretenciosamente charmosas e igrejas que se misturam ao contorno das matas e montanhas, São Bartolomeu está protegida e preservada pelas mãos de uma comunidade engajada e comprometida.

Voltando ao Luiz, é nesse cenário de rio despoluído que ele conduz turistas a passeios inimagináveis entre vestígios da história e muita natureza.

Sua irreverência faz do passeio uma aventura e seu conhecimento imprime uma caminhada com descobertas pra lá de inusitadas.

Se você vier pra essa região, venha com disposição de subir montanhas, cruzar os vales e, como os bandeirantes, desbravar essas incríveis paisagens que contam a história das Minas Gerais.

Entre, cachoeiras e trilhas, vai se desenhando o surgimento das Minas Gerais e você vai se impressionar com tanta beleza!

Uma expedição exclusiva oferecida por ele é a Trilha Imperial, a travessia mais antiga entre Ouro Preto e São Bartolomeu, trajeto de tropeiros e bandeirantes, o “Caminho do Ouro”. A trilha possui uma paisagem deslumbrante, podendo-se avistar alguns distritos de Ouro Preto, a Serra do Caraça, o Pico do Itacolomi, o Pico do Itabirito, Serra do Gandarela, e outras montanhas da região, finalizando a trilha com um banho no Rio das Velhas.

Luiz Fortes atende a grupos e faz passeios por toda a região e em outros distritos à margem da Rodovia dos Inconfidentes.

Para Doces ou Passeios o contato é:
Luiz Fortes: (31) 98800-6015
caminhovelhoexpedicoes@gmail.com
@caminho.velho
@luizgustavofortes

Aproveitando o Natal vamos de receitinha de época com ingrediente genuíno.

RECEITA: Pernil na goiabada de São Bartolomeu

Pernil com goiabada da Chef Milsane Sebastião de Ouro Preto- MG

Ingredientes

Um pernil com osso;
Meia barra de goiabada cascão;
Sal, muito alho e muita cebola:
Alecrim, gengibre e sálvia;
Pimentinha malagueta a gosto;
4 goiabas de vez para maduras;
30 ml de cachaça:

Modo de Fazer:

24 hs antes tempere o pernil numa marinada de alho, cebola, gengibre, sálvia, alecrim, cachaça e sal. Reserve na geladeira e vá massageando ao logo do dia.

Derreta a goiabada em água, quando tiver derretida,
numa panela, ou tacho, coloque 3 colheres de azeite ou banha e 4 colheres de goiabada, espere a goiabada quase queimar, mas quase, se queimar amarga a carne, vá revirando o pernil na panela com ajuda do osso até ficar completamente selado e com uma cor maravilhosa.

Pernil selado, hora de colocá-lo no tabuleiro e levá-lo ao forno.
Envolva-o num papel alumínio e leve para assar.

Depois da primeira 1h30min vire o pernil e faça isso na próxima hora e meia, quando, e só nessa hora, você vai enfiar um garfo no pernil para entender se ele está no ponto. Se o garfo oferecer resistência, ainda não está.

Numa outra panela, refogue a goiaba picada em cubinhos, com alho e cebola como se fosse um guisado, na verdade é, acrescente sal a gosto e deixe cozinhar;

Retire da panela e refogue um bacon com alho, deixe misturar no fundinho da goiaba, coloque cebola picadinha, alho e sal.

Depois é só montar a travessa, guisado de goiaba, farofa e o pernil.

E de comer rezando.

Dica: Como o prato é agridoce, tudo tem que ser bem temperado para que não fique doce.

Milsane Sebastião: (Foto: arquivo pessoal)

*Milsane Sebastião é Publicitária, autora das Cozinhas Sebastião – Sabará . Leite e Ouro Preto.

Incentivadora da Produção Local dos lugares onde atua e do turismo a partir da Culinária.

Pesquisadora das influências dos povos na cozinha de Minas.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o distrito de São Bartolomeu, de Ouro Preto, está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fernanado santana

Onde comer essa maravilha em São Bartolomeu?