Geléia de jabuticaba: doçura dos quintais de Minas Gerais - Territórios Gastronômicos

Geléia de jabuticaba: doçura dos quintais de Minas Gerais

Nessa época do ano aproveite a grande produção de jabuticabas e faça você mesmo sua geléia, que tem o gostinho dos quintais de Minas Gerais. Confira uma receita simples garimpada pelo Projeto sabores de Minas , anos atrás em Cachoeira do Campo, Ouro Preto.

Nessa época do ano aproveite a grande produção de jabuticabas e faça você mesmo sua geléia, que tem o gostinho dos quintais de Minas Gerais. Confira uma receita simples garimpada pelo Projeto sabores de Minas , anos atrás em Cachoeira do Campo, Ouro Preto.

Veja outras receitas com jabuticaba:

Casquinha Cristalizada de jabuticaba

Sorvete de Jabuticaba

Geléia de jabuticaba

Da Série: Doces dos Quintais de Minas Gerais*

Ingredientes:

  • 10 litros de jabuticaba
  • 2,5 kg de açúcar cristal

Preparo:

Lavar as jabuticabas e, numa vasilha, amassá-las com as mãos, deixando as cascas e os caroços.

Cozinhar tudo em uma panela comum, mexendo com uma colher de pau.

Deixar ferver por 15 minutos, para concentrar o sabor.

Ainda quente, coar com uma peneira de bambu ou de plástico (a de metal irá oxidar).

Levar novamente ao fogo e acrescentar o açúcar e deixar cozinhar por cerca de uma hora, mexendo sem parar, até obter uma calda consistente.

Só depois de fria, a geléia ficará com a consistência gelatinosa.

Caso haja a necessidade de conservá-la por um tempo maior, assim que desligar o fogo, despejar o conteúdo num frasco de vidro limpo e seco, fechar com uma tampa de metal, mergulhá-lo em uma panela cheia de água, levar ao fogo e deixar por cerca de 30 minutos.

Rende 1 kg de geléia.

Geléia de Jabuticaba: Receitas de Cachoeira do Campo – Ouro Preto-MG Foto: Projeto Sabores de Minas

*Receita fornecida por Cláudia Helena Dias, de Cachoeira do Campo para o Projeto Sabores de Minas

Paladar de família

Foi ainda criança, quando se debruçava na beira do fogão para assistir às manobras gastronômicas da tia, que a hoje professora Cláudia Helena Dias, de 39 anos, tomou gosto pela cozinha.

Já naquela época, ela soube aproveitar uma das principais riquezas de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a 75 quilômetros de Belo Horizonte: a jabuticaba. “Aos 10 anos, eu já fazia a geléia e pegava o licor escondido para vender na escola. Aqui tem muitos sítios com pés da melhor jabuticaba. Mas para aproveitá-la, é bom esperar que amadureça, senão amarga”, ensina.

Há uma década, ela e o marido decidiram abrir uma sorveteria (Arte e Manha – praça Benedito Xavier, 22, Centro) e, entre vários sabores, o de jabuticaba é o mais pedido. Afinal, é como comer da própria fruta. Mas a loja também tem outras delícias feitas com a polpa, como o licor, o vinho e a cobiçada geléia, perfeita para um café da manhã ou lanche requintados.

Não é à toa que turistas de BH, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e da Bahia chegam atrás do gostinho da fruta.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o distrito de Cachoeira do Campo, de Ouro Preto, está localizado no Território Central/Entorno

EA/TG – CENTRAL/ENTORNO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments