Chutney de tomate verde

Aprenda a preparar o delicioso chutney de tomates verdes, ideal para dar aquele toque especial em seu sanduíche ou na salada.Confira a receita!

Aprenda a preparar o delicioso chutney de tomates verdes, ideal para dar aquele toque especial em seu sanduíche ou na salada.Confira a receita!

Veja mais receitas com tomates:

Tomates cereja confit

Doce de tomate cristalizado

Chutney de tomate verde

Ingredientes:

  • Meia xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
  • 2 colheres (sopa) de sal grosso
  • Meio litro de vinagre de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de molho de pimenta
  • 1 colher (sopa) de mostarda em pó
  • 2 xícaras e meia (chá) de açúcar cristal
  • 1 xícara e meia (chá) de uva passa preta (sem semente)
  • 4 maçãs fuji médias, sem cascas e cortadas em tiras
  • 1 kg de tomates verdes (sem pele e sem sementes)

Preparo:

Em uma panela, pôr o azeite, os tomates cortados em gomos e em cruz, as maçãs em tiras, as uvas passas, o vinagre, o sal grosso, o molho de pimenta, a mostarda, o açúcar e a pimenta-do-reino.

Levar ao fogo alto por 15 minutos, até ferver.

Abaixar o fogo e deixar cozinhar por duas horas e meia.

Mexer sempre, até obter um molho dourado e espesso.

Guardar o molho em recipiente esterilizado.

O chutney pode ser servido com saladas, assados, torradas e sanduíches.

Chutney de tomate: Receita de Belo Horizonte

*Receita fornecida por Mônica Pletschette, da feira de produtos orgânicos em Belo Horizonte para o Projeto Sabores de Minas


Onde tudo se transforma

Nada se perde, tudo se transforma. Mônica Pletschette sabe muito bem disso, há seis anos trabalhando na feira itinerante de produtos orgânicos, em BH, ela aproveita as frutas e verduras não comercializadas para inventar na cozinha. Tomates, morangos, mangas, maçãs, todos orgânicos, quando sobram, não vão para o lixo e transformam-se em geléias e molhos. “É uma forma de não desperdiçar as sobras”, diz.

Com tomates verdes, ela faz o delicioso chutney, um molho picante e saboroso para acompanhar saladas, assados, torradas e sanduíches. A princípio, a receita era apenas para os familiares, mas a iguaria caiu no gosto dos fregueses, que passaram a encomendá-la, pois não está à venda na feira. “É saudável e gostoso, não há como não gostar”, ressalta. Para boa conservação do chutney, ela aconselha esterilizar os vidros nos quais o molho será guardado, assim como as tampas.

“É preciso fazer uma boa higienização. Bem conservado, o produto dura por mais de um ano. Depois de aberto, é bom guardar o recipiente na geladeira”, aconselha. E já que a palavra desperdício lhe causa arrepios, ela aproveita também algumas frutas para fazer sucos, geléias e vitaminas. “No meu lixo, só há o que realmente não dá para ser usado.” Aprovado.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Belo Horizonte está localizado no Território Central/Região Metropolitana

EA/TG – CENTRAL/REGIÃO METROPOLITANA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments