Projeto Lendas: Broa de Fubá Moça Bonita

Acompanhe uma simples e deliciosa receita de broa de fubá no Projeto Lendas, uma gostosa iniciativa que conta histórias e lembranças dos sabores afetivos de famílias. Hoje a receita é da Broa de Fubá Moça Bonita da estudante de gastronomia Helena Claudia da Silva..

Acompanhe uma simples e deliciosa receita de broa de fubá no Projeto Lendas, uma gostosa iniciativa que conta histórias e lembranças dos sabores afetivos de famílias. Hoje a receita é da Broa de Fubá Moça Bonita da estudante de gastronomia Helena Claudia da Silva..

Projeto Lendas: receitas, personagens e histórias de nossos fornos e fogões

Uma iniciativa dos alunos e professores da faculdade de gastronomia Univéritas do Grupo Educacional SER, mas aberta a todos os interessados, alunos de outras escolas, professores, profissionais, cozinheiros ou apaixonados pela culinária, propõe fazer um amplo resgate do acervo histórico e cultural dos costumes alimentares de cada região de Minas e de todo o Brasil.

De uma forma simples e descomplicada, o projeto desperta nos participantes a curiosidade em buscar através de uma viagem no tempo, em suas próprias histórias familiares, as memórias gustativas, afetivas, e as histórias de personagens e receitas que marcaram suas vidas, nas mais diferentes experiencias relacionadas à culturas alimentares regionais.

Segundo os professores Claudia Porto Leal e Rodrigo Ferreira, o projeto busca envolver as pessoas no seu objetivo principal que é “registrar receitas e histórias de família para preservação da cultura e identidade mineira por meio da cozinha.” Complementam ainda os professores que “A confecção de bens culturais com inclusão social e fortalecimento da cadeia produtiva ligadas à cultura popular e expressões genuínas da arte popular e à importância histórica e cultural de uma região visando garantir a continuidade e preservação do passado, suas tradições, sua história, costumes, cultura e a identidade de seu povo, são temas que deverão ser trabalhados durante o projeto. Com isso, o projeto busca registrar receitas e histórias do passado, de tradições familiares voltadas à cozinha, onde alunos descreverão receitas antigas que lhes trazem referências da memória afetiva e gustativa. Assim, valorizar e garantir a preservação de nossas identidades e cultura alimentar.”

Os objetivos específicos do projeto, segundo os professores são:

– Descrição de história de como conheceu a receita e sua ligação com a memória afetiva e gustativa.

– Descrição técnica dos ingredientes e passos do preparo da receita, preferencialmente com registro fotográfico e em formato de ficha técnica.

– Registro da pessoa onde se originou a receita, sua história e curiosidades pertinentes.

Participe dessa iniciativa e conte sua história de família, enviando um pequeno texto e a receita afetiva com fotos para ser publicada aqui – territórios.uai@gmail.com, ou gastronomiabh@univeritas.com.Colocar o nome do autor , os personagens e a cidade ou região.

Broa de Fubá Moça Bonita – Helena Claudia da Silva

RECEITA

Broa de Fubá Moça Bonita

Por: Helena Claudia da Silva

Em toda casa há uma maneira diferente de se fazer uma receita, podem ser os mesmos ingredientes com “pulinhos do gato” que diferenciam o sabor a apresentação do prato.

Minha mãe sempre preparou os bolos ou as broas com ingredientes que tinha ao alcance das mãos: coalhada, ovos caipira e fubá de moinho d’agua, sementes de erva doce e tudo o que lhe coubesse na imaginação.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de fubá
  • 2 xícaras de chá de açúcar refinado
  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de óleo
  • 200 ml de coalhada
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Sementes de erva doce à gosto

Modo de preparo:

Peneire na mesma vasilha o fubá, o açúcar e a farinha de trigo, misture bem estes ingredientes secos na vasilha com uma colher e reserve.

Bata os ovos, o óleo e a coalhada, acrescente aos poucos os ingredientes secos, bater por mais 10 minutos.

Por último acrescente o fermento em pó peneirado e apenas mexa

Coloque a massa em forma retangular (30×20 cm) untada com manteiga ou margarina e enfarinhada.

Leve ao forno pré-aquecido, a 180°, por aproximadamente 40 minutos.

Depois de assado, assim que desligar o forno retire o bolo ainda quente e peneire açúcar refinado por cima, espere esfriar e sirva.

*Pra dar um toque de modernidade assei em forma de piscininha e preenchi a piscininha com goiabada e ralei queijo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
2 0
Views:
1014
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments