Projeto Lendas: Sopa de banana verde - Territórios Gastronômicos

Projeto Lendas: Sopa de banana verde

Desfrute de mais uma deliciosa receita , daquelas que contam histórias de família. Confira a sopa de banana verde que a aluna de gastronomia Heliane Coelho de Matos trouxe de sua infância na Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro, uma das principais regiões produtoras de Bananas de Minas Gerais.

Desfrute de mais uma deliciosa receita , daquelas que contam histórias de família. Confira a sopa de banana verde que a aluna de gastronomia Heliane Coelho de Matos trouxe de sua infância na Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro, uma das principais regiões produtoras de Bananas de Minas Gerais.

Se você tem alguma receita de família que lhe remete à lindas e saborosas lembranças, divida conosco nesse projeto Lendas e vamos resgatar histórias e sabores de nossa culinária e de sua região. Mande sua história, receita e fotos para territoriosgastronomicos.uai.com.br . Não se esqueça de dizer de qual região vem suas lembranças

Veja outra receita do Projeto Lendas

Broa de Fubá Moça Bonita

Sopa de Banana Verde

Por: Heliane Coelho de MatosEstudante de Gastronomia

HISTÓRIA DO PRATO

A receita que me traz recordações maravilhosas da minha infância é a Sopa de Banana Verde. Meu pai era aposentado e driblava o orçamento para sustentar a família e tinha a preocupação diária de não deixar faltar nada pra nós.

Sempre moramos em casa que tinha quintal e meus pais sempre cultivavam plantação que serviam de alimento pra nós e uma delas era a banana.

Lembro com muita emoção quando chegava a época de tirar o cacho da bananeira, logo sabíamos que teria a sopa de banana que tanto meu pai quanto minha mãe faziam muito bem.

Meu pai (in memoriam) natural de Conceição do Mato dentro e minha mãe (in memoriam) de Santana do Riacho, sabiam e entendiam muito de comida simples e que dava muita “sustança” criados com privações sabiam aproveitar tudo do próprio quintal.

Das poucas bananeiras que tínhamos o reaproveitamento era total. Sempre que a família se reúne relembramos de alguns momentos e, sempre vem na memória o retrogosto da sopa que até hoje eu e minhas irmãs fazemos. Claro que não fica igual ao que meus pais preparavam.

Ficávamos ao redor do fogão observando o preparo e ansiosas para comer a sopa.

Esse um prato com poucos ingredientes mas muito saborosa, além de muito nutritiva.

SOPA DE BANANA VERDE

Sopa de Banana Verde – Heliane de Matos – Receita Território Gastronômico Espinhaço/Garimpo ( Referencia da Receita – Conceição do Mato Dentro e Santana do Riacho -Minas Gerais)

A RECEITA

500g de banana nanica verde

Água (quanto baste)

1 colher (sopa) de óleo ou ½ colher (sopa) de banha

½ cebola

2 Dentes de alho amassados

Sal (quanto baste)

100g de carne moída ( duas vezes)

MODO DE PREPARO

Cozinhar a banana com casca.

Amassar com um grafo

Dourar levemente a cebola com alho.

Adicionar a carne e deixar cozinhar até secar

Acrescentar a banana amassada

Adicionar a agua até atingir textura desejada e temperar a gosto.

OPCIONAL

Sirva com cheiro verde.

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: Os municípios de Conceição do Mato Dentro e Santana do Riacho estão localizados no Território Espinhaço/Garimpo

EA/TG – ESPINHAÇO/GARIMPO

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments