Molho de tomate caseiro - Territórios Gastronômicos

Molho de tomate caseiro

Aprenda a fazer o molho de tomate caseiro. Ele pode ser congelado e retirado do congelador quando você for preparar a sua receita.

Molho de tomate caseiro

Aprenda a fazer o molho de tomate caseiro. Ele pode ser congelado e retirado do congelador quando você for preparar a sua receita.

Por Isabel de Andrade*

Comprar um molho de tomate pronto no supermercado é muito prático. Concordo. Mas, o sabor e a qualidade de um molho caseiro são indiscutíveis.

Além de mais nutritivo, o molho caseiro pode ser congelado em porções. Assim, quando você for preparar uma receita é só retirá-lo do freezer.

Quem vai te ensinar a preparar um molho delicioso é a jornalista e influenciadora digital, Dani Murad, do perfil A Gente Addora. É mais uma receita em homenagem do Dia do Tomate, comemorado esta semana.

A Gente Addora

Inegável a praticidade dos molhos prontos. Alguns têm muita qualidade, mas nada se compara ao molho de tomate caseiro, sem corante e sem conservante”, comenta Dani Murad.

Molho de tomate caseiro

Molho de tomate caseiro

Ingredientes:
Tomates Andrea maduros, lavados, com pele e semente: 10kg
Cebolas grandes sem casca: 6
Beterrabas grandes lavadas: 2
Cenouras lavadas (não descaso, só tiro as pontas): 8
Alho descascadas: 2 cabeças
Folhas de manjericão a gosto
Sal a gosto
Bicarbonato ou fermento em pó: 1 colher de sopa
Salsão: 1 talo (opcional)

Modo de preparo:
Pique tudo em cubos médios. Coloque na panela, menos o manjericão, sal e demais temperos que quiser acrescentar. Coloque em fogo baixo para que o tomate vá perdendo a água. Não coloque água, azeite e nem óleo porque não precisa. Mexa até que tenha líquido suficiente para não grudar no fundo da panela. Coloque a tampa e deixe cozinhar até quase tudo desmanchar. Vá mexendo vez ou outra.

Quando tudo estiver bem cozido, o que leva cerca de duas horas e meia, acrescente sal, bicarbonato, manjericão e temperos como, por exemplo, pimenta-do-reino moída na hora. Não coloque muito porque na hora que você for usar o molho, vai corrigir esse sal. Então, melhor não exagerar.

Mexa mais um pouco e desligue o fogo. Faço sempre de fogo baixo para médio.

Espere esfriar e bata bem. Se quiser, pode peneirar. Agora, tá pronto. É só congelar.

Dicas da Dani:

  • A cenoura e a beterraba, além de nutritivas, dão cor e textura ao seu molho.
  • Não uso açúcar. Vovó me ensinou a botar bicarbonato ou fermento pra corrigir acidez.
  • Não bata o molho antes dele cozinhar. A lâmina do liquidificador pode oxidar os alimentos crus. Além disso, ele vai dar muita água e você vai demorar tempo demais no fogo para conseguir o ponto.

Serviço:
Instagram: @agenteaddora

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
856
Article Categories:
Receitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments