Projeto Lendas: O Pastel da Vovó - Territórios Gastronômicos

Projeto Lendas: O Pastel da Vovó

Conheça mais uma deliciosa história de lembranças das receitas afetivas de uma família. O pastel da vovó é contado e ensinado, recheado de emoção pela neta da Dona Servita e estudante de gastronomia, Camila Quintanilha Scofield.

Conheça mais uma deliciosa história de lembranças das receitas afetivas de uma família. O pastel da vovó é contado e ensinado, recheado de emoção pela neta da Dona Servita e estudante de gastronomia, Camila Quintanilha Scofield.

Participe desse projeto desenvolvido pelos professores de gastronomia da Univéritas – BH, aberto a toda a comunidade acadêmica e também para os demais apaixonados por receitas afetivas. Mande para nós uma receita que conta história de sua família, da sua infância ou de sua região. Conte quem preparava e tente descrever sua emoção e os sabores para compartilhar com nossos leitores. Não se esqueça de mandar fotos e a localidade onde a história se passou. territoriosgastronomicos.uai.com.br ou gastronomia.bh@univeritas.com

Pastéis fritos da Dona Servita

Por: Camila Quintanilha Scofield – Estudante de Gastronomia

História da Receita:

Pastel da vovó

Dona Servita e a neta Camila – Projeto Lendas

Dona Servita Silva Quintanilha 97 anos, mãe de 9 filhos, minha avó e a inspiração e tradição de toda uma família.

Desde pequena eu convivo com a tradição da mesa cheia, reunidos a seu redor regados de muito amor envolvido em cada preparo, minha avó tem uma bagagem vasta na tradição culinária mineira e indígena; filha de índia e casada com negro ela simplesmente fez a junção de duas tradições extremamente complexas em sabores e com diversas técnicas a qual ela nunca estudou sobre elas.

Vovó veio a estudar com 19 anos de idade, até então ela não sabia ler nem escrever, mas assim que aprendeu nunca mais parou de se dedicar cada dia mais a ter conhecimento.

Em uma família pobre com poucos recursos, eu cresci ouvindo historia de como ela sempre transformou a comida em banquetes, com materiais simples fazia maravilhas que até hoje perduram nas memórias de seus familiares.

Existem várias receitas famosas dela, mas o pastel é aquele que sempre nos reuniu à mesa, quando ela fritava e a gente já comia tudo, quase nunca sobrava para o outro dia.

E hoje eu venho passar essa singela receita que tem muita historia e amor envolvidos, diante de uma tradição a mais de 60 anos.

Contudo, sempre iremos lembrar dos sabores de tudo o que ela sempre fez!

RECEITA

Dona Servita e seu pastel que conta histórias saborosas da família:

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo.

100gr de fermento biológico fresco.

40gr de açúcar cristal.

700ml de água morna.

20gr de sal.

Modo de preparo:

Dissolva o fermento juntamente com o açúcar e a água morna, depois junte a farinha de trigo e amasse ate obter uma massa homogênea e por último adicione o sal.

Sabores, emoções e histórias: Projeto Lendas – Dona Servita 97 anos com a mão na massa passando conhecimentos à neta Camila

Logo em seguida faça bolinhas de 20gr e deixe-as crescerem.

Simplicidade na receita mas sempre com um “pulo do gato” Pasteis da Dona Servita – Projeto Lendas

A última bolinha coloque-a em um copo com água fria e enquanto isso comece a rechear os pastéis.

Nova geração chegando e apreciando os pastéis da Dona Servita: Projeto Lendas- Mesa repleta e aquele caderno de receitas antigas.

Quando a bolinha estiver flutuando comece a frita-los, em óleo quente até dourar.

Projeto Lendas: Pastel da Vovó

Essa receita rende em média 100 pastéis.

Veja outras receitas e histórias do Projeto Lendas

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments