Sabores do Vale: Conheça as mulheres empreendedoras e aprenda a deliciosa receita do rocambole de café

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale e conheça um pouco da história das mulheres empreendedoras do café do Vale do Sapucaí, no Território da Mantiqueira, sul de Minas. Aprenda também uma deliciosa receita de rocambole de café.

Acompanhe mais uma coluna Sabores do Vale e conheça um pouco da história das mulheres empreendedoras do café do Vale do Sapucaí, no Território da Mantiqueira, sul de Minas. Aprenda também uma deliciosa receita de rocambole de café.

Somos mulheres empreendedoras do Café!

Por: Izabelle Carli*

Dorotéia Rennó Moreira, parente de Sinhá Moreira, assumiu os negócios da família, uma área tradicionalmente dominada por homens

Você, talvez, já tenha ouvido falar de Sinhá Moreira, a mulher visionária que, na década de 1950, deu início ao processo de industrialização de Santa Rita do Sapucaí, uma pequena e pacata cidade do interior, de economia predominantemente agropecuária e que, de repente, começou a receber estudantes do Brasil inteiro para estudar eletrônica. Com recursos próprios, vindos de sua família, tradicional produtora de café da região, Luzia Rennó Moreira, a Sinhá Moreira, criou a Escola Técnica de Eletrônica “ Francisco Moreira da Costa” ETE, nome de seu pai, primeira escola de ensino técnico em eletrônica da América Latina. E a escola só foi possível porque Sinhá foi até o presidente da república na época, Juscelino Kubitschek e pediu para criar, por decreto, o curso de eletrônica no Brasil, que até então não existia.

Sinhá Moreira, a empreendedora visionária que transformou Santa Rita do Sapucaí

Dos bancos da ETE começaram a surgir amizades e projetos de tecnologia que se transformaram em empresas e a cidade começou a virar um polo de eletrônica conhecido internacionalmente. Fomos reconhecidos como um Arranjo Produtivo Local de Eletroeletrônica – APL em nível Pleno, consolidado, e, agora, também, somos um Parque Tecnológico Aberto, que engloba todo o ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade, um modelo inédito e inovador, no Brasil e no mundo. O município inteiro, até suas fronteiras, é um parque tecnológico!

Sinhá Moreira, obviamente uma mulher à frente de seu tempo, inspirou, e inspira, muita gente na cidade. E foi com este espírito empreendedor que nasceu o grupo Mulheres Empreendedoras do Café, mulheres que se envolvem com a produção cafeeira que está na família há anos, assumindo total ou parcialmente os negócios, e imprimindo um tom especial à lavoura e à produção de café, com destaque para os cafés especiais que, como já falamos, já integram oficialmente a rota do café do Ministério do Turismo.

Este grupo, inovador, reuniu, em 2019, no teatro do Inatel, mais de 700 mulheres ligadas ao universo do café em Santa Rita e região, uma experiência marcante que deve se repetir em 2022, pós-pandemia. Você pode saber mais sobre elas no instagram @empreendedorasdocafesrs.

O Encontro Mulheres Empreendedoras do Café, em 2019, reuniu mais de 700 mulheres ligadas ao café, de Santa Rita e região

Uma das fazendas pioneiras na cidade em trabalhar com cafés especiais e preparar um roteiro de experiências para os turistas da rota do café é a GrandPa Joel´s Coffee ( https://www.grandpajoelscoffee.com/ ), que além das experiências com café na fazenda, possui uma charmosa cafeteria na cidade, onde você pode experimentar não só o café especial mas outras delícias feitas com café.

Em 2017 a cafeteria ficou entre as top 20 da Revista Espresso e em sexto lugar no BuzzFeed entre as 15 mais descoladas do Brasil. Já em 2018 conquistou o segundo lugar entre os 10 melhores Coffee Shops do BuzzFeed.

A fazenda recebe visitantes para conhecer o cafezal e a produção, acompanhar a torra e degustar cafés, além de conhecer a gastronomia local.

Uma das coisas mais legais que o pessoal da GrandPa faz é trabalhar com economia colaborativa, desenvolvendo diversas parcerias para a produção local não só do café mas de derivados do café como licor, chá, sobremesas e outros produtos associados..

Para o evento Mulheres Empreendedoras de 2019 desenvolveram, em parceria com outras produtoras, o café Sinhá, edição limitada de um café especial cuja a renda foi toda revertida para o hospital local, o Antonio Moreira da Costa.

Bom, e a receita de hoje é? Com café, claro!

Rocambole de Café

De Sâmia Hauly Cruz, 3o lugar no 2o Festival Regional do Sul de Minas “ Delícias do Café” 2005 – receita publicada no livro Delícias do Café, de Marina de Castro Barbosa

Ingredientes:

8 ovos

8 colheres ( sopa ) de farinha de trigo

6 colheres ( sopa ) de açúcar refinado

1 colher ( sopa ) de chocolate em pó

1 colher ( sopa ) de café solúvel

1 lata de creme de leite

1 lata de leite condensado

1 pacote de côco ralado

Modo de fazer:

  • Coloque em uma assadeira untada uma folha de papel manteiga
  • Misture o creme de leite com uma colher para incorporar o soro e despeje sobre o papel manteiga. Não utilize a colher para espalhar.
  • Depois, coloque o leite condensado da mesma forma que foi despejado o creme de leite, sem uso da colher.
  • Cubra com côco ralado umedecido
  • Bata as claras em neve, adicione o açúcar e, em seguida, as gemas, uma a uma. Continue batendo. Depois, peneire a farinha de trigo e o chocolate, acrescente o café solúvel e mexa vagarosamente, sem bater, com uma colher pão duro.
  • Despeje sobre o recheio e leve ao forno.
  • Asse em forno brando ( 150o C ), por mais ou menos 1 hora
  • Deixe esfriar dentro do forno. Enrole e decore com grãos de café torrado.

*Izabelle Carli , nova colaboradora do Territórios Gastronômicos é Jornalista, produtora cultural, amante de livros e bichos, não necessariamente nesta ordem. Organizadora do Festival de Gastronomia e Cultura de Santa Rita do Sapucaí – Sabores do Vale, do Festival do Livro do Vale da Eletrônica- Festivale e de eventos de experiência. Em tempos de pandemia, lançou canal no YouTube apresentando a gastronomia da cidade com receitas e dicas de aproveitamento total de alimentos.
YouTube: Sabores do Vale SRS

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments