Sabores do Vale: Uma mineira na Organização Internacional do Café – OIC

Conheça a mineira que é a primeira mulher do mundo a assumir uma diretoria executiva da OIC e aprenda a preparar o Frango com café, mais uma receita do livro “Delícias do Café”. Confira!

Conheça a mineira que é a primeira mulher do mundo a assumir uma diretoria executiva da OIC e aprenda a preparar o Frango com café, mais uma receita do livro “Delícias do Café”. Confira!

Santa Rita do Sapucaí está na Organização Internacional do Café – OIC

Por: Izabelle Carli*

Vanusia Nogueira, neta de cafeicultores santa-ritenses, é a nova diretora da Organização Internacional do Café, OIC, com sede em Londres. Ela participou da abertura do Encontro de Mulheres Empreendedoras do Café de Santa Rita do Sapucaí, ministrando a palestra “Mercados em iniciativas mundiais na recuperação de preços do café”

Esta semana recebemos a boa notícia de que uma mulher, mineira, santa-ritense, nossa conterrânea, assumiu a diretoria executiva da Organização Mundial do Café – OIC, com sede em Londres, Inglaterra. Vanúsia Nogueira é a primeira mulher no mundo a ocupar o cargo de uma instituição criada em 1963 e que reúne os maiores produtores e consumidores mundiais de café. Ela pretende renovar e aproximar a entidade do consumidor, implantando ações para estimular o consumo de cafés especiais, principalmente junto aos jovens, além de incentivar a produção e a profissionalização do setor no mundo. Vanúsia foi escolhida devido ao trabalho que vem exercendo, há mais de 20 anos, à frente da Associação Brasileira de Cafés Especiais, a BSCA ( Brazil Specialty Coffee Association ).

“ Muita gente ainda tem preconceito de entender o que o Brasil faz de bom, o que a gente no Sul de Minas faz de bom. Para mudar o resto, nada melhor que mostrar aquilo que tenho domínio de causa. A gente vai começar a crescer para o mundo em termos de referência do que é bem feito – Vanúsia Nogueira” – orgulho que fala, né!.

E é do Brasil para o mundo mesmo!

A M&A Coffees , produtora do Bella Vista Premium Coffees oferece as experiências de imersão no mundo dos cafés com tudo o que tem direito: passeios pelos cafezais, histórias de plantações que são cultivadas pela família desde o início do século 19, variedades, processos de produção e demonstração de diferentes métodos de preparo do café, atributos sensoriais do café especial, degustação e muitas paisagens deslumbrantes a 1.100 m de altitude.

A 1.100 m de altitude, paisagens de tirar o fôlego

Experiências sensoriais com café – a marca de cafés especiais Bella Vista Premium Coffees é o legado de cinco gerações de cafeicultores produzindo na região da Mantiqueira de Minas

E para ter mais orgulho ainda eles desenvolvem o projeto Frutificar, que separa uma área da propriedade para que mulheres, colaboradoras da fazenda, plantem novas mudas, cultivem, colham e acompanhem os resultados desta lavoura cuidada especialmente por elas.

Carolina Alckmin, criadora do projeto Frutificar , acredita que” além do alto potencial de qualidade dessa produção, dedicar uma área onde essas mulheres possam aplicar o cuidado genuinamente feminino irá ressaltar o quanto a presença delas com o olhar atencioso é fundamental. Desejamos que sejam mais respeitadas em um meio culturalmente masculino”. Carol

Conheça mais sobre a M&A Coffees, agende sua experiência:

https://www.macoffees.com/ @bellavistapremiumcoffee

E a receita de hoje é com aquele franguinho que todo mineiro gosta. No caso, com café, né!

Frango ao Molho de Café

Imagem Ilustrativa

De Dra. Linda Mary Gouget de Paiva, de Santa Rita Do Sapucaí- receita publicada no livro Delícias do Café, de Marina de Castro Barbosa

Ingredientes:

4 filés de peito de frango cortados em cubo

2 colheres ( sopa ) de sal

01 cebola branca pequena ralada

Tempere e reserve por 1 hora

1/ copo ( americano ) de café forte

2 colheres ( sopa ) de polpa de tomate

2 colheres ( sopa ) de açúcar mascavo

3 colheres ( sopa ) de margarina light

1 caixa de creme de leite light

2 colheres ( sopa ) de maizena

Modo de fazer:

Na panela de pressão coloque o frango e a margarina light. Deixe fritar. Adicione todos os ingredientes, exceto a maizena e deixe cozinhar.

Quando estiver bem cozido, misture no frango a maizena dissolvida em 2 colheres de água. Deixe engrossar.

Adicione o creme de leite e apague o fogo.

*Izabelle Carli , nova colaboradora do Territórios Gastronômicos é Jornalista, produtora cultural, amante de livros e bichos, não necessariamente nesta ordem. Organizadora do Festival de Gastronomia e Cultura de Santa Rita do Sapucaí – Sabores do Vale, do Festival do Livro do Vale da Eletrônica- Festivale e de eventos de experiência. Em tempos de pandemia, lançou canal no YouTube apresentando a gastronomia da cidade com receitas e dicas de aproveitamento total de alimentos.
YouTube: Sabores do Vale SRS

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

Veja Também:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments