Gastronomia com Poesia: Quando a alma de Zé Preá entrou no céu

Acompanhe mais uma pérola do interior de Minas contada por nosso colaborador e cronista do norte do estado José Janser. Confira esse causo do Zé Preá.

Acompanhe mais uma pérola do interior de Minas contada por nosso colaborador e cronista do norte do estado José Janser. Confira esse causo do Zé Preá.

Veja outras crônicas sobre coisas e causos do Norte de Minas por José Janser

A Venda do Seu Mundé: Coisas do interior de Minas

Sabor e Poesia: Sol do Cerrado

QUANDO A ALMA DE ZÉ PREÁ ENTROU NO CÉU

Por: José Janser*

Foto Ilustrativa – Venda de Loro: Comunidade de Água Nova – Município de Araçuaí – MG (Foto: Danilo Soares Santana)

Quando criança, ouvira de seu pai a estória de um certo Zé Preá. Que por causa da morte de sua cachorra, que tinha por nome Vampira, pegou desgosto de ficar triste pro resto de sua vida.

Certo dia, assuntando a vida, ideiou de pegar beber e só cachaça na entrada da lua minguante e só largar depois de perpassar as quatro fases. Essa foi sua promessa feita para esquecer a morte de sua Vampira.

Ninguém sabe ao certo se foi por tristeza, esmorecimento ou fraqueza, mas o que aconteceu mesmo foi que Zé Preá morreu antes da promessa cumprida. Por conta disso é que sua alma não foi pro céu.

Já moço feito, lembrou da estória e inventou de inventar pagar a promessa de seu Zé Preá. Contou seu dinheiro, separou em trinta partes iguais e esperou o quarto da lua minguante chegar.

Saia de casa todo dia de manhã pra beber o dia todo. Não arriscava sair à noite por medo da alma de seu Zé.

Depois de ter frequentado todas as vendas de seu povoado chegou à venda de seu Mundé, cujo dono não estava. A tomar de conta estava um menino. No salão da venda só existia uma mesa de madeira com dois bancos de perna pro ar em cima dela.

Perguntou ao menino se podia tomar uma pinga, e com a resposta assertiva passou a fazer. Desceu um dos bancos e se aquietou. Se escusou ao menino por não ter pedido permissão para desvirar o banco. Mesmo menino, era ele o tomador de conta da venda.

Pela fresta da janela mirou o céu e viu o entardecer, Engoliu seco seu último gole e foi pra casa.

Foi assim que a alma de seu Zé Preá entrou no céu.

Cachaça Vista Alegre de Araçuaí: Foto Danilo Soares Santana

* José Janser é cronista, nascido em Araçuaí-MG, apaixonado pelas coisas simples e gostosas do interior, e colaborador do Territórios Gastronômicos do Norte de Minas

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Araçuaí está localizado no Território dos Rios/Rio Jequitinhonha

EA/TG – RIOS/JEQUITINHONHA

Veja Também:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments