O Polvo do Galo: Harmonizando com Cerveja - Territórios Gastronômicos

O Polvo do Galo: Harmonizando com Cerveja

Acompanhe mais uma coluna do chef Juliano Caldeira que hoje apresenta uma receita do Restaurante Galo Petisqueira de Vila Nova de Gaia em Portugal e sugere a melhor harmonização com cervejas. Confira!

Acompanhe mais uma coluna do chef Juliano Caldeira que hoje apresenta uma receita do Restaurante Galo Petisqueira de Vila Nova de Gaia em Portugal e sugere a melhor harmonização com cervejas. Confira!

O Polvo do Galo: Harmonizando com Cerveja

Por: Juliano Caldeira*

Queridos leitores e colegas que acompanham minha coluna! Desta vez escrevo de Portugal, onde estou passando um período, a convite do Restaurater Ricardo Merrighi de Figueiredo Silva; proprietário do Restaurante Galo Petisqueira, na cidade de Vila Nova de Gaia, famosa por seus inúmeros armazéns de Vinho do Porto. Em sua belíssima petisqueira, descobri uma iguaria espetacular: um Polvo Selvagem cozido em um blend de vinhos e especiarias, feito pela sua competente Chef de Cozinha Tayane Queiroz, que gentilmente me apresentou essa sua exclusiva receita; que hoje repasso a vocês com muita alegria!

Receita

Ingredientes

  • 1 Polvo Inteiro 4 kg
  • 1 talo de Salsão
  • 2 cebolas médias com casca cortada
  • 4 dentes alho cortado
  • 2 Tomates médios cortado
  • 1/3 maço de Salsinha
  • ½ maço alho poro
  • 4 lt Vinho branco Seco
  • 400 ml Vinho tinto Seco
  • 1 dose Vinho do Porto
  • 2 lt Água quente
  • 5 folhas louro
  • 1 colher (café) pimenta do reino em grãos

Modo de fazer:

Esfregar o Polvo com Sal grosso para retirar o excesso de areia das ventosas.

Misture todos os ingredientes, deixe ferver.

Dica da Chef Tayane: Para que os tentáculos fiquem perfeitamente “encaracolados” nas extremidades, segure o polvo pela cabeça e aplique 3 rápidos banhos seguidos (3 a 4 segundos cada) nos tentáculos no caldo fervente.

Depois deste passo, coloque o Polvo no caldo e deixe em fogo baixo. Importante: ao colocar o polvo por inteiro na água fervente, a temperatura abaixará. O tempo de cozimento é de 15 minutos por kg, após a água retomar a fervência. Após o tempo total de cozimento, deixe a água esfriar por 15 minutos e retire o Polvo. Sirva-o com batatas, salsa e tomates sweet.

– Caso tenham alguma dúvida da preparação, sigam nas redes sociais e acompanham os vídeos desta preparação:

@galopetisqueira

@tayaneqv

Harmonizando

A dica de estilo da Cerveja de hoje é a Dunkel:

Uma cerveja de baixa fermentação, com aromas ricos de maltes, notas de pão, chocolate, nozes e caramelo. Com sabor intenso de maltes escuros e caramelizados, mas seco e não enjoativo ou exagerado. Amargor de lúpulo baixo, mas perceptível. Carbonatação moderada.

Harmonização:

Apesar da suavidade da carne do Polvo, ela é cozida em vinhos, deixando a carne tenra e levemente adocicada, escolhemos esta cerveja devido a características presentes de maltes, com um dulçor leve, combinando por semelhança com nossa preparação.

A dica de hoje é a Cerveja Munich Dunkel da Cervejaria Antuerpia. Tem aroma elegante com presença rica de malte tostado, notas de chocolate e café. Com lúpulo levemente presente, cor marrom bem escuro, com colar cremoso e da cor de bronze. Esta cerveja toma conta do paladar.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
849
Article Categories:
ColunaProdutosReceitas
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments