Sabores do Vale: petiscos, comida afetiva e muita alegria nos botecos de Santa Rita do Sapucaí - Territórios Gastronômicos

Sabores do Vale: petiscos, comida afetiva e muita alegria nos botecos de Santa Rita do Sapucaí

Uma das marcas registradas do interior de Minas Gerais é a simplicidade das pessoas, de suas comidas e principalmente quando se juntam numa mesa de boteco ou nas cozinhas de roça. É prosa e sabor que não acabam mais… Confira também uma deliciosa receita de língua ao molho de café, o ouro negro do Território da Mantiqueira

Uma das marcas registradas do interior de Minas Gerais é a simplicidade das pessoas, de suas comidas e principalmente quando se juntam numa mesa de boteco ou nas cozinhas de roça. É prosa e sabor que não acabam mais… Confira também uma deliciosa receita de língua ao molho de café, o ouro negro do Território da Mantiqueira

Veja também:

Sabores do Vale – Turismo Gastronômico no sul de Minas – Boas experiências e receitas com café

O sabor inigualável da simplicidade!

Por: Izabelle Carli*

Na zona rural de Santa Rita do Sapucaí você encontra as delícias da baixa gastronomia, da comida afetiva, de mãe, de vó!

Uma das melhores tradições do mineiro é a comida de boteco, aquela comidinha simples e bem feita que você come enchendo os olhos, e a boca, claro! Passar no Zé Roberto, ou no Paulo Cleto, ao final do expediente, para tomar aquela cervejinha gelada no balcão, beliscando um torresmo, um peixinho frito, ou aquela porção de língua de boi que pouca gente consegue fazer. Ou então dar aquela escapada para comer na roça, como a gente gosta de falar, procurar aqueles cantinhos onde a comida é boa e farta! São lembranças da infância, memórias que carregamos em nossas mentes e corações por toda a vida. A comida mineira, em sua essência, é simples, composta por ingredientes plantados na horta de casa, criados no quintal, no sítio, com um sabor inigualável.

A baixa gastronomia, como é tecnicamente conhecida esta comidinha simples, de mãe, de vó, de buteco, composta por uma refeição completa ou por porções saborosas, ocupa lugar de destaque no coração do mineiro, no nosso coração.

E é com o coração que a gente se lembra daquele almoço de domingo, no Bar do Régio ( @bardoregiobr ), no Bom Retiro, onde o arroz, o feijão, o franguinho, o angu mole, a couve e o torresmo, são feitos na hora, enquanto você bate um papo e ainda prova aquela cachacinha esperta.

A língua de boi ao molho do Restaurante do Beto ( @bar.restaurantedobeto ), tradição da cidade!

Na cidade, no Bar do Zé Roberto, ou do Paulo Cleto, tinha a língua de boi no palito, uma iguaria para muitos, uma coisa estranha de se comer para outros, mas que bem feita, acompanhada de um molho de tomates encorpado, um arroz soltinho, ou só no palitinho mesmo, nossa!!!!!!!!!!!! E aí chegou o Beto, para continuar com a tradição.

O peixinho frito do Bar dos Mala (@bardosmala_ ) é campeão há 20 anos!

E no Bar do Bá ( @barerestaurantedoba ), ponto de encontro de todo mundo na cidade, desde 1976, todo mundo mesmo, literalmente, vai lá almoçar ou provar as delícias da casa, você tem aquele torresmo crocante, e um bolinho de costela maravilhoso e a acolhida da família que há mais de 30 anos nos recebe com gentileza e atenção.

Não é só sobre comida, é sobre histórias, tradições, memórias afetivas que aquecem o coração. Assim é a cozinha mineira, porque mineiro é assim, ele abre a porta de sua casa e te leva para a cozinha, passa um café e já te oferece um pedaço de bolo, um pão de queijo.

Mineiro uai! Simples e afetivos. A prosa é sempre boa, pode ter certeza!

Foto ilustrativa

E já que falamos em língua de boi, é preciso experimentar! E com café!

RECEITA

A receita de hoje é de Helena Luiza A.B. M. Guimarães, 1o lugar no II Festival Regional do Sul de Minas “ Delícias do Café” – receita publicada no livro Delícias do Café, de Marina de Castro Barbosa.

Língua de Boi ao molho de Café

Ingredientes:

  • 01 língua de boi
  • 01 tomate médio
  • 01 cebola média
  • ½ cabeça de alho
  • ½ copo (americano) de café forte, não adoçado
  • noz moscada em pó ou ralada
  • tempero a gosto
  • 1 colher ( sopa ) de farinha de trigo
  • 1 copo ( americano ) de água

Modo de fazer:

Língua:

  • Cozinhe na panela de pressão por, mais ou menos, uma hora. Retire a pele, corte em fatias e reserve

Obs: Lembre-se que a língua de boi é uma carne mais difícil de preparar, é preciso retirar a capa grossa que a envolve e deixá-la cozinhar como uma carne ensopada.

Molho:

  • Pique o tomate e a cebola em cubinhos, amasse o alho e refogue-os um pouco. Em seguida, adicione a água, o café, a noz moscada e o tempero a gosto. Adicione a farinha de trigo e deixe ferver até engrossar um pouco. Coloque as fatias de língua e deixe ferver em fogo brando, por mais 20 minutos para absorção do molho.
  • Sirva com arroz soltinho!

Mapa dos Territórios Gastronômicos de Minas Gerais: o município de Santa Rita do Sapucaí está localizado no Território Mantiqueira/ Sul Suíça

EA/TG – MANTIQUEIRA/SUL SUÍÇA

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments