O Comida di Buteco já começou

Você já pode sair por aí para degustar os petiscos especialmente preparados para o Comida di Buteco. A edição 2022 reúne 90 estabelecimentos na capital mineira.

Comida di Buteco

Você já pode sair por aí para degustar os petiscos especialmente preparados para o Comida di Buteco. A edição 2022 reúne 90 estabelecimentos na capital mineira.

Por Isabel de Andrade*

Foi dada a largada… O Comida di Buteco 2022 começou nessa sexta-feira, dia 8 de abril. O evento promete movimentar a capital dos botecos até o dia 8 de maio.

A 22ª edição reúne 90 bares. Todos prepararam um petisco especialmente para o evento. Os pratos são comercializados por um preço único: R$ 27.

Desta vez, o tema do Comida di Buteco é livre. Cada participante pôde criar um prato de sua preferência. E as opções são variadas. Envolvem iguarias típicas mineiras como língua, linguiça e rabada. Há também receitas que com ingredientes como carne de porco, de boi e de frango, peixes e legumes.

Comida di Buteco
Petisco Di Buteco Mesmo: criado pelo Bar do Benguê ( Foto: Rodney Costa)

A escolha do Melhor Buteco

Na primeira etapa, será eleito o melhor boteco de cada circuito. A avaliação leva em consideração quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.

A avaliação é feita pelo público e também pelos jurados. O petisco tem um peso maior e equivale a 70% da nota. Os demais itens valem 10% da nota cada um. Quem conquistar a melhor pontuação vai levar o título de Melhor Buteco do circuito.

Comida di Buteco
Lascada de mandioca com manteiga: criação do Bar da Iva ( Foto: Rodney Costa)

Confira a relação dos botecos que participam do evento em Belo Horizonte. Eles estão listados de acordo com o tempo de inauguração:

Décadas de 1920 a 1970

Café Palhares, Bar Mercado Central, Pé de Cana, Zoo Bar, Bar Pompéu.

Décadas de 1980 e 1990

Bar do Nelson, Toninho – Alto Forno, Bar do João (SJ Batista), Rei do Omelete, Chalé da Costela, Cebola Roxa Grill, Fogão de Minas, Pé de Goiaba, Já To Inno, Petisqueira do Teté, Baiúca, Bar do Gil, Zé Bolacha.

Anos 2000 a 2019

Restaurante da Cleidir, 222, Boi Bento, Mulão, TACOS, Marina’s Bar, Bandeco, Bar do Benguê, Recanto Vovó Tela, Bar do Dedinho, Botiquim Buritis, Spetim, Bar da Lili, Bar do Louro, Bar Mania Mineira, Barteco, Dona Suica, Leo da Quadra, Us Motoca, Koqueiros Bar, Magrelo`s bar, Bar Bambú, Buteco’s Bar, Cantinho Mineiro, Buteco do Lili, Cantim Noiar, Bar do Kaká, O Fino do Alho, Xambar, Garagem da Família, Planeta Lúpulo, Santo Boteco, Boi Major, Boogie Oogie, Mamute Gatrobar, Reforma, Santuário Retrô Botequim, Sinhá Erozitha Bistrôteco, The Butcher, Villa da Chef, Bemdito, Cantim BH, Cantinho da Baiana, Cervejaria Pajé, Prado Beer, Tôa Tôanov, Astoria, Bar da Cintia, Bar da Iva, Bar Du Du, Barbarus Gastro Pub, Butequim on ce ta, Mineiros Beer, Prosa Boa, Quioxque Butiquim Carioca, Relicário Bistrô, Barrigudinha Buteco Gourmet, Bolota’s Bar, Canela Amarela, Bar 1501, Bar do Valdo, Bitaca Capetinga, Calçada 420, Garagge Vintage, Tropeiro & Cia.

Inaugurados durante a pandemia

Odorico Cervejaria, Armazem do Chopp, Frango 70.

Comida di Buteco
Ajoelhou tem que rezar: prato preparado pelo Bar do Gil ( Foto: Rodney Costa)

O Melhor Buteco do Brasil

Mas, a competição não termina aí. Haverá a segunda etapa em junho. Uma nova comissão de jurados vai escolher entre os campeões de cada cidade o Melhor Buteco do Brasil. A divulgação e premiação do vencedor serão em julho.

Serviço:
Instagram: @comidadibuteco

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments