Dia Mundial do Café: o que é café especial e como começar a tomá-lo? - Territórios Gastronômicos

Dia Mundial do Café: o que é café especial e como começar a tomá-lo?

Um brinde ao Dia Mundial do Café. Por aqui, a data será comemorada, é claro, com café. Na coluna do Coffee & Joy, saiba tudo sobre o café especial.

Café especial

Um brinde ao Dia Mundial do Café. Por aqui, a data será comemorada, é claro, com café. Na coluna do Coffee & Joy, saiba tudo sobre o café especial.

Por Débora Reis, Coffee & Joy*

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo (a primeira é a água). Para atender a essa grande demanda de consumo, existem diversas qualidades de café disponíveis no mercado, como o tradicional, superior, gourmet e especial.

Aqui, no Brasil, por exemplo, como a maioria dos cafés de qualidade é exportada, o mais consumido é um café de menor qualidade, conhecido como tradicional ou extra-forte.

Mas o café pode ir muito além de uma fonte de energia do dia a dia e não é preciso complicar a rotina para tomar um café de qualidade. Basta escolher um café que agrada o paladar e não ter medo de experimentar.

Continue lendo o post ou assista ao vídeo para conferir o guia de introdução ao café especial que preparamos. O objetivo do guia é ajudar mais pessoas a tomarem um café gostoso e sem complicações. Ele possui dicas de como encontrar um café especial que seja saboroso ao paladar de cada um, além de contar um pouco sobre os motivos que tornam o café uma explosão de sabores.

Vídeo: Coffee & Joy

De onde vêm os sabores do café?

O café é fruto do cafeeiro e passa por muitos processos antes de chegar à xícara. Ele é um alimento naturalmente rico em sabores. Todos os cuidados realizados durante o plantio, colheita, pós colheita, torra afetam a qualidade, os aromas e os sabores que são encontrados no café.

O que diferencia o café especial do café de mercado são os cuidados em todas as etapas. O café especial é colhido no tempo certo e beneficiado de forma a destacar perfis de sabores únicos. E a torra é feita com muita técnica para mostrar aquilo que o café pode oferecer.

Assim, um mesmo café terá sabores diferentes dependendo do grau de torra (claro, médio e escuro). Ou ainda, uma mesma fazenda pode produzir cafés com sabores frutados e cafés com nuances de chocolate meio amargo, por exemplo. E tudo isso serve para ilustrar como o café especial é diversificado.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Café especial é difícil de preparar?

Não! É possível preparar café especial do jeito que quiser e usando o que tem em casa. Uma cafeteria italiana herdada da avó ou um filtro de papel baratinho do mercado já são suficientes para preparar um delicioso café em casa.

O mais importante na hora de fazer o café especial é a qualidade dos grãos e as proporções, ou seja, a quantidade de pó em relação à água que vai ser usada.

O legal do café especial é que ele pode ser tomado em diversos momentos, seja quente ou gelado, puro ou misturado nos drinks. Ele também pode ser preparado de diversas maneiras e cada forma de preparo vai trazer à tona uma característica sensorial diferente. É por isso que é comum ver os amantes de cafés especiais usando vários tipos de formas de preparo, pois quando você começa a se aprofundar nos cafés especiais, prepará-lo de formas diferentes acaba virando um hobby bem divertido e com muitas descobertas.

Assim, pode ser feito de diferentes formas, das mais inusitadas às mais simples.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Como começar a tomar café especial?

Não é preciso complicar a rotina para tomar café especial. E nem é necessário ter inúmeras formas de preparo em casa. Café de qualidade é para todo mundo e tem café para todos os gostos. Você pode fazer uma assinatura ou comprar kits de degustação para conhecer os produtos.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Posso adoçar o café especial?

É muito comum ver as pessoas falarem que café especial não pode adoçar. Que tem que tomar sem açúcar e que adoçar “estraga” o café.

Normalmente, a necessidade de adoçar o café vem do amargor intenso encontrado no café tradicional. Esse amargor é derivado de uma torra muito escura e que queima o café. Por isso, é necessário colocar diversas colheres de açúcar, para que ele fique possível de tomar.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

O café especial é naturalmente mais doce, o que para algumas pessoas, pode dispensar o uso do açúcar. O que acontece é que essa doçura natural do café é diferente do açúcar de cana normal e lembra mais aquele doce sutil de uma fruta madura.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Mas isso não quer dizer que seja errado adoçar o café especial. Muito pelo contrário – o principal é que o café esteja gostoso para quem vai tomá-lo. Mas o ideal é adoçar na hora do consumo. Aí, cada um adequa a quantidade de açúcar de acordo com o gosto pessoal.

Agora, para quem está procurando diminuir o açúcar do dia a dia, consumir café especial já é um primeiro passo para uma alimentação mais saudável.

No final das contas, o que mais importa é termos alimentos de qualidade e procedência na nossa casa e que também agrade a quem vai consumir.

Café especial
Foto: Coffee & Joy

Post originalmente publicado em Coffee & Joy: O que é café especial e como começar a tomar

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
449
Article Categories:
Coluna
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments