Conheça os 10 melhores doces de leite produzidos em Minas Gerais - Territórios Gastronômicos

Conheça os 10 melhores doces de leite produzidos em Minas Gerais

Confira essa lista imperdível das maiores jóias dos tachos de Minas. Faça sua escolha entre os 10 melhores doces de leite do Estado da Gastronomia no Brasil.

Confira essa lista imperdível das maiores jóias dos tachos de Minas. Faça sua escolha entre os 10 melhores doces de leite do Estado da Gastronomia no Brasil.

Novamente o site docesdeminas.com apresenta aqui no Territórios o resultado da escolha dos 10 melhores doces de leite produzidos em Minas Gerais.

Veja também: Confira os Top-10 de 2019 publicados aqui no Territórios

SAIBA COMO FOI A ESCOLHA EM 2022*

Na primeira fase da da seleção, foi realizado um somatório da votação online do público de todos os concursos que já foram realizados pelo site desde 2016, e foram separados aqueles produtores mais votados para uma nova degustação atualizada. Foram mais de 10mil pessoas que votaram. Cada pessoa poderia escolher uma das marcas da lista divulgada, ou sugerir uma nova que não estava nessa lista.

Os 10 mais votados passaram para a fase final. Nessa fase, as características visuais, olfativas, gustativas e ingredientes descritos na embalagem foram avaliadas de cada produtor. A cor, brilho, doçura, textura, aroma, sabor e consistência foram detalhadamente avaliadas.

Na última fase, amostras das marcas mais votadas e também de novas marcas que surgiram no mercado em 2021 foram compradas em lojas de Belo Horizonte para uma degustação. Nenhuma amostra foi fornecida de brinde pelos produtores.

*Saiba mais sobre os produtos no site de vendas docesdeminas.com e no Instagram @docesdeminas

Veja a lista

10 RANCHO DO PARAÍSO

rancho-2

Esse produtor é espetacular. Pouco conhecido ainda, difícil de encontrar. Tem um sabor bem equilibrado e aquela presença muito forte do leite. A produção também é extremamente caseira, como da pra perceber na sua coloração bem clarinha, quase branca, e a consistência mais líquida do que firme.

Utiliza apenas 3 ingredientes, é daqueles puristas clássicos como o Rocca e o Sabores do Grama. Seu concorrente direto com características bem parecidas seria o Reserva de Minas Nata Suíça, que também é muito bom.

Sua validade é de apenas 2 meses, um doce de leite raro de encontrar, ainda mais dentro da validade, e após aberto é preciso consumir rápido.

9 MAJESTIC

majestic

Feito no sul de Minas, na cidade de Alfenas, o Majestic é uma das marcas mais antigas dessa lista com 40 anos, atualmente a empresa já esta na quarta geração da família.

Uma curiosidade é o Rogério Flausino e Wilson Sideral da banda Jota Quest, que também são de Alfenas, já confirmaram em nosso Instagram que é o doce favorito deles.

Sua cor é bege clarinha, tem uma textura lisa sem perceber nenhum cristal de açúcar. É um doce de leite suave, fica ótimo com queijo frescal ou um pudim de leite condensado. A lata vintage é um charme a parte.

8 BOREAL

boreal

Com a receita criada pelo Sr. Bartolomeu em Rio Pomba, na Zona da Mata, ele está entre os doces de leite com a menor validade no Brasil: apenas 4 meses.

De coloração mais clarinha, ele é daqueles que realça bem o aroma e sabor do leite, o que o faz a melhor combinação ao lado de um arroz doce.

Ele já emplacou um terceiro lugar surpreendente na edição de 2016 do Concurso Nacional de Produtos Lácteos, onde o Viçosa conquistou a medalha de ouro. Desde nosso último concurso a sua embalagem passou por um redesign e ficou bem mais bonita e moderna, mantendo a lata tradicional de 800g.

7 SABOR DAS VERTENTES

sabor-das-vertentes2

Um doce de leite que é novidade na nossa lista, pela primeira vez entra para o ranking Doces de Minas e por puro merecimento. De sabor suave, bem artesanal, o Sabor das Vertentes tem ainda uma versão que leva raspas de limão que é um espetáculo, diferentão e causa uma impacto e tanto no aroma quando é aberto.

6 VITORIANO

vitoriano

O gostinho caseiro do leite fervido no fogão a lenha é o grande destaque do Vitoriano, com apenas 11% de açúcar e um toque de café. Outro ponto forte por estar aqui também é nos ingredientes não constar conservantes ou aditivos químicos.

5 DOM

dom 2

Lá da terra do café com biscoito vem esse novo produtor de doce de leite mineiro. Estamos falando dessa delícia que é o doce de leite Dom, de São Tiago-MG. O Doce de Leite DOM é feito na Fazenda com leite fresco, após a ordenha da manhã. Não se utiliza aditivos ou conservantes e ao final do processo de fabricação o DOM é pasteurizado, resultando em um doce cremoso, puro, artesanal, com pouco açúcar, suave, mas saboroso, com coloração típica do Campo das Vertentes. A fazenda está localizada no caminho da Estrada Real, na divisa de Resende Costa com São Tiago.

4 VIÇOSA

viçosa

Um nome que carrega desde 1980 a responsabilidade de representar o principal doce de leite mineiro de qualidade para todo o Brasil, vencedor de nada mais que 10 prêmios de Melhor Doce de Leite do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

Não temos nada de mal para falar do Viçosa, ele continua com a qualidade impressionante de sempre, mantendo um padrão impecável de qualidade (não dê ouvidos para algumas pessoas que dizem que ele perdeu qualidade com o aumento da produção e da demanda). A novidade fica por conta do sabor Café que foi lançado em 2021 aproveitando a tendência do mercado e é uma delícia.

3 UBARI

ubari 07.54.31

Eleito em 2019 o 2º Melhor Doce de Leite do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos – CNPL 2019, o Ubari saiu lá da cidade de Ubá, na Zona da Mata de Minas, e ficou atrás apenas do onipresente Doce de Leite Viçosa na premiação.

Possui coloração média entre o claro e escuro, consistência cremosa e sabor suave, bem equilibrado na doçura. É daqueles produtores cuidadosos que na fabricação usam apenas o leite da propriedade particular para garantir melhor a qualidade e padrão do sabor.

2 ROCCA

Captura de tela 2022-01-27 165306

Desde 2015, o Rocca vem evoluindo e conquistando todo o Brasil ano após ano. A receita tradicional vem lá de Pouso Alegre, MG, da fazenda do Senhor José Barbosa, e serviu de inspiração para a Rosi e o Raphael, filha e genro. Eles eliminaram todo tipo de conservantes e deram um estilo próprio ao sabor que ficou entre o tradicional mineiro e o argentino, agradando aos dois paladares. Eles usam o leite do gado da própria fazenda e da cooperativa da região em sua produção. Além do tradicional, vale a pena experimentar o de coco e principalmente a versão com café, que foi a pioneira na tendência do doce de leite com café no Brasil.

1 SABORES DO GRAMA

sabores do grama

Fabricado por um grupo de doceiras na cidadezinha de Santo Antônio do Grama, próximo a Ponte Nova e ao Pico da Bandeira, na Zona da Mata. Elas se uniram e criaram uma associação para produzir o doce de leite artesanal Sabores do Grama.

A textura é consistente, bem firme. A versão mais charmosa é o doce de leite tradicional acompanhado propositalmente de rapa queimada do fundo do tacho. É a única marca que aposta na fabricação do doce de leite dessa forma até hoje, e além do rapa fabricam diversos outros sabores. São mais difíceis de encontrar por ter a produção bem limitada, se der sorte de encontrar um em alguma loja não perca a chance!

Confira a matéria dos Top 10 dos melhores de Minas Gerais em 2019

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments